Notícias

Sistema Olímpico de Substituição

17/06/2016 18:13

Sistema Olímpico de Substituição - Como Aplicar

 
Muito se debate sobre o regulamento deste sistema usado em competições por equipes, normalmente de até seis tabuleiros, quatro titulares e dois suplentes. Neste, na Olimpíada da Turquia, tivemos quatro titulares e um suplente tanto para o masculino como feminino.
 
Pesquisei sobre o assunto e para surpresa, não temos nada escrito sobre o tema nas regulamentações oficiais. Nenhuma base. Nada que defina um procedimento. O que temos é uma regulamentação que se aplica por costume.
 
Para a explicação usaremos seis tabuleiros.
 
Exemplo 01.
Tab. 01 Jogador A 2700 Titular
Tab. 02 Jogador B 2650 Titular  
Tab. 03 Jogador C 2600 Titular
Tab. 04 Jogador D 2550 Titular    
            Jogador E 2500 Suplente
            Jogador F 2450 Suplente
 
Definidos os jogadores de cada equipe, verificamos no regulamento da competição qual a ordem de tabuleiros que poderemos distribuir nossos atletas. Seja por ordem de Rating FIDE ou CBX, do maior ao menor ou outra em que o Técnico ou Capitão possam, através de um planejamento, fazer uma escalação melhor contra a equipe que irá jogar a cada rodada. Para esta explicação usaremos a ordem de Rating FIDE do maior para o menor.
O Congresso Técnico é o momento em que o Capitão ou Responsável pela Equipe entrega a relação de jogadores que confirma a participação dos atletas no evento e esta relação e ordem não muda, a não ser que seja entregue uma substituição para uma determinada rodada.
Diferentes de outras competições, nos Jogos que são realizados pela Secretaria de Esportes de alguns estados podem ser inscritos um número bem maior de atletas, que acabam sendo “cortados” durante o CT.
Antes de prosseguirmos, algumas informações básicas:
a)       O sistema se baseia na possibilidade de substituição da equipe titular, tabuleiros 01 a 04, por um ou mais suplentes, tabuleiros 05 e 06.
b)       Se tivermos uma equipe inscrita com quatro tabuleiros, eles serão distribuídos do 1º. ao 4º. tabuleiro. Se tivermos três, serão colocados do 1º. ao 3º.  Exemplo 01.
c)       Com menos de três tabuleiros não se aceitam inscrições ou não pode se considerar uma equipe apta a participar do evento, já que somente poderá empatar os seus matches.  O que pode acontecer é que se inscreva uma equipe de até 6 ou menos e por algum problema acabe tendo uma diminuição da quantidade de atletas. Neste caso, com três ou quatro não haverá substituições possíveis.
d)       Quando não for necessário colocar um novo jogador substituindo um titular não será  entregue a escalação da equipe. Sem escalação, a equipe de arbitragem considera que a equipe titular jogará.
e)       Se em uma rodada entregamos uma substituição, para voltar à equipe principal, na próxima rodada, não será necessário entregar mais nada.
f)        Em algumas competições, a equipe de arbitragem confere a escalação e elimina os pontos dos jogadores que estão sentados fora de seu tabuleiro em desacordo com a lista de substituição.
 
g)       Na relação inicial entregue abaixo, do tab. 01 a 06 não pode haver um “buraco”. A falta do nome de um jogador.
Esta equipe está jogando com um jogador de menos e deve listar seus atletas na ordem sem deixar espaço em branco, portanto, terá apenas um suplente.
 
Exemplo 02. (veja exemplo 01.)
Tab. 01 Jogador A - Titular 
Tab. 02 Jogador ? - Titular 
Tab. 03 Jogador B - Titular 
Tab. 04 Jogador C - Titular  
             Jogador D - Suplente  
             Jogador F - Suplente
 
Possíveis substituições, rodada a rodada

Entrando o primeiro suplente no último tabuleiro
Tab. 01 Jogador A - Titular                Tab. 04 Jogador D – Titular (descansa)    
Tab. 02 Jogador B - Titular  
Tab. 03 Jogador C - Titular
Tab. 04 Jogador E - Suplente
 
Entrando o segundo suplente no último tabuleiro
Tab. 01 Jogador A - Titular                Tab. 04 Jogador D – Titular (descansa)    
Tab. 02 Jogador B - Titular  
Tab. 03 Jogador C - Titular
Tab. 04 Jogador F - Suplente
 
Substituindo os dois primeiros tabuleiros
Tab. 01 Jogador C - Titular                Tab. 01 Jogador A– Titular (descansa)
Tab. 02 Jogador D - Titular                Tab. 02 Jogador B - Titular (descansa)
Tab. 03 Jogador E - Suplente
Tab. 04 Jogador F - Suplente
 
Resumindo, sempre poderemos substituir um ou mais jogadores na mesma direção. Sempre subindo e nunca descendo.
Em nenhum momento da competição um jogador poderá jogar abaixo de seu tabuleiro original.
 
Nunca se esquecer de entregar a lista com a alteração à equipe de arbitragem em tempo hábil. Durante a Olimpíada, no dia de cada rodada, na parte da manhã, o capitão entrega uma lista se o(s) reserva(s) for escalado. A lista inicialmente fornecida no CT não muda a não ser com autorização do presidente da FIDE.
Em caso de ser entregue uma lista impossível de ser obedecida,exemplo 03.:
 
Exemplo 03.
Tab. 01 Jogador F - Suplente
Tab. 02 Jogador E - Suplente
Tab. 03 Jogador A - Titular
Tab. 04 Jogador B - Titular  
 
A equipe titular poderá entrar em campo.
Federações e clubes podem efetuar variações na regulamentação.
 
o texto acima foi retirado do site abaixo :

 

NOTA OFICIAL - ADIAMENTO DA 2ª COPA AMIZADE DE XADREZ

16/06/2016 09:06

O Xadrez Avareense vem informar que adia a realização da 2ª Copa Amizade de Xadrez, para data a ser posteriormente marcada, pelas seguintes razões: 

  • A data escolhida (03 de julho) estava muito próxima ao início dos Jogos Regionais da 7ª Região Esportiva, em Tupã (início em 05/07/2016), onde grande parte dos enxadristas iriam disputar essa importante competição. Dessa forma, por razões logísticas, a grande maioria dos jogadores que poderiam vir a disputar a Copa Amizade estaria impossibilitados em fazê-lo.
  • Com a informação de que Avaré sediará os Jogos Regionais da 8ª Região Esportiva, os organizadores da Copa Amizade em comum acordo decidiram que o melhor para o xadrez avareense seria concentrar nossos esforços na preparação da equipe para representar a cidade no certame. Dessa forma, não teriamos como focar as duas coisas ao mesmo tempo.
  • O Xadrez Avareense primou pela qualidade e organização de seus eventos. Assim, ante a questões logísticas e de tempo, constatamos que ante aos fatos, não haveria como produzir um evento de qualidade que seria de merecimento ao xadrez da região.

 

Ante ao acima exposto, o Xadrez Avareense optou pelo adiamento da realização da 2ª Copa Amizade em data a ser confirmada.

O Xadrez Avareense vem a público agradecer à imprensa em geral pela divulgação, ao apoio prestado pelo Conselho Municipal do Esporte, à Secretaria Municipal de Esportes e principalmente ao Instituto Federal de São Paulo, na pessoa do Diretor Prof. Sebastião Francelino da Cruz, e da Coordenadora Vanessa.

 

Partidas com visor em PGN

01/06/2016 09:05

Agora nosso site tem um visor em PGN. Confira no link: BASE DE DADOS DE PARTIDAS ON LINE DE RENATO DE PAULA

Taquarituba nos Jogos da Juventude 2016

22/05/2016 17:33

Neste último sábado, dia 21 de maio, em Ourinhos-SP, Taquarituba esteve mais uma vez representada por seus jovens enxadristas na fase regional dos Jogos da Juventude de 2016, onde participam atletas de até 19 anos.

 
Na primeira rodada, Taquarituba enfrentou a cidade de Ourinhos, sendo derrotada no masculino  pelo placar de 2,5 x 1,5 (duas derrotas, uma vitória e um empate), mas vencendo no feminino por 3 x 1.
 
A equipe taquaritubense feminina seguiu então para a final regional, quando foi derrotada pelas fortes jogadoras de Assis.
 
O segundo lugar na fase regional, à frente das cidades de Ourinhos e Marília, é de grande destaque, principalmente considerando a média de idade das enxadristas taquaritubenses, abaixo de 15 anos!
 
O Clube de Xadrez de Taquarituba orgulha-se do empenho de seus atletas e está certo de que a evolução do trabalho segue constante, em parceria com a Secretaria de Esportes.
 
 
Na foto abaixo os enxadristas:
 
João Vitor, Luiz Henrique Filgueira, Diego Gabriel, Marcio Mello, Henrique Massashi Makyama, Lauana Sofia, Maiara Miano, Luan Oliveira, José Gobbo, Nelly Fernandes, Ester Rebeca, Maiisa Viithoria Romão, Maria Vitória De Oliveira B.roto e Ana Clara   
                                   
O Texto acima foi copiado do grupo : Clube de Xadrez de Taquarituba.
para maiores informações acesse:
 
 

XADREZ AVAREENSE FIRMA PARCERIA COM O IFSP DE AVARÉ

17/05/2016 09:18
 

Na noite de ontem, firmamos mais uma parceria para o crescimento do xadrez em Avaré. Em reunião com a diretoria do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em Avaré, o Diretor Geral Sebastião Cruz e a Professora de Educação Física Vanessa Mota Andrade demonstraram interesse em apoiar nossas ações no âmbito do xadrez. Os enxadristas Junior Berna e Renato de Paula expuseram todo o trabalho realizado desde 2014 até agora e sobre todo o passado de conquistas e tradição do xadrez avareense até o declínio daas atividades e a retomada. Cientificados de nosso trabalho, os diretores do IF se dispuseram a fornecer as instalações e o aparelhamento do Instituto para a realização de nossos torneios, o que nos trouxe grande contentamento, visto tratar-se de excelente infraestrutura. Os dirigentes do IFSP expuseram que a escola possui uma equipe de xadrez que a representa nas competições entre os IFs de todo o Brasil. Dessa forma, o Xadrez Avareense se propôs a fornecer o apoio técnico necessário para a melhoria do desempenho dos alunos frente aos demais competidores e falamos sobre nossas reuniões periódicas e viagens aos torneios, convidando os jogadores do IFSP a integrarem nossa equipe. O Xadrez Avareense vem aqui agradecer, em nome de todos os enxadristas avareenses, aos dirigentes acima citados pela disposição e boa vontade em nos auxiliar na nossa missão.

Itens: 121 - 125 de 144
<< 23 | 24 | 25 | 26 | 27 >>

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!