PARA MATRICULAR, PREENCHA O FORMULÁRIO CLICANDO NO LINK: forms.gle/WbFzs734AqE4B5uG8

 

Notícias

APRENDA XADREZ CONOSCO!

03/02/2018 15:00

Conforme nossa mensagem de início de ano, neste mês de fevereiro estaremos dando início ao nosso projeto de ensino de xadrez ao público em geral. As aulas serão realizadas nos sábados à tarde na Escola Matilde Vieira, dentro do Projeto Escola da Família nos seguintes horários:

·         14h30 – 15h30: Iniciantes – Neste horário iremos ensinar aqueles que não possuem nenhum conhecimento do jogo, onde ensinaremos os movimentos das peças e as regras mais básicas.

·         15h30-16h30: Intermediário – Esse módulo será dedicado àqueles que já sabem os movimentos das peças e alguns rudimentos mais básicos. Serão ensinados os fundamentos do jogo, fazendo com que o aluno seja apto a disputar torneios e poder aprender por si só diversos conceitos para que possa evoluir no jogo.

Cada módulo inicialmente terá 20 vagas, podendo haver ampliação no decorrer do tempo, dependendo das circunstâncias. Todas as aulas serão gratuitas, e recomenda-se que o aluno leve um caderno simples e caneta para anotações. Iremos disponibilizar materiais de estudo em livros eletrônicos formato pdf que poderão ser baixados pelos alunos.

 

INSCRIÇÕES

 

As inscrições poderão ser feitas no site oficial do Xadrez Avareense, pelo telefone (14) 99844-6153 ou presencialmente na Escola Matilde Vieira até o dia 03/03 e as aulas começarão dia 10/03. Caso o número de inscritos exceda o total de vagas será criada uma lista de espera.

 

RETROSPECTIVA E MENSAGEM PARA 2018

07/01/2018 18:29

RETROSPECTIVA E MENSAGEM PARA 2018


 

No ano que se passou (2017) mais uma vez o Xadrez Avareense mostrou ser a entidade esportiva que mais movimentou o esporte na cidade.

Foram 13 torneios promovidos por nossa entidade, todos com grande divulgação e cobertura pela imprensa, a quem agradecemos. Promovemos a Copa Capivara, o maior circuito de torneios realizado em Avaré neste ano, iniciativa inédita na história do xadrez na cidade, sendo realizado ao todo 09 etapas de torneios blitz. Também realizamos a Copa Avaré Blitz, tradicional evento de xadrez solidário, na sua terceira edição, muito embora tenha ocorrido percalços para sua realização. Cumprindo uma das metas, promovemos o Campeonato Avareense de Menores, categoria sub-18 e sub-16. No entanto, muito embora os esforços da entidade em divulgar o evento e tendo conhecimento da existência de equipes de xadrez escolar, as escolas estaduais da cidade não demonstraram interesse em fomentar a presença no torneio, frustrando a organização, apesar dos esforços da vice-diretora Paula Fazion, da E.E Matilde Vieira na divulgação, a quem agradecemos. Em agosto realizamos a 3ª edição da Copa Amizade, em parceria com a Melitta S/A e o IFSP, com a participação de 32 enxadristas da região, considerado um sucesso, onde os competidores elogiaram a qualidade das instalações e a organização. Homenageamos o eminente e saudoso enxadrista João Durço, que tanto trabalhou pelo xadrez em Avaré. Classificatório para o Campeonato Avareense Clássico, o Torneio Memorial João Durço reuniu 10 enxadristas, entre eles Antônio Genez Parise, de 99 anos. Logo após, os melhores enxadristas avareenses se confrontaram no Campeonato Avareense Clássico, pela primeira vez disputado no sistema todos-contra-todos, em turno único, em partidas de altíssimo nível técnico.

Somos uma das poucas organizações enxadrísticas no Brasil a instituir o Código de Ética. Promulgado em fevereiro de 2017, após um processo altamente democrático, ele passou a regular a conduta dos membros do Xadrez Avareense nos torneios, nos ambientes de jogos e nas redes sociais.

Nunca na história do xadrez de Avaré foi instituído um sistema objetivo de ranqueamento dos enxadristas. Em 2017 criamos o sistema de rating nos moldes da CBX, trazendo transparência em escalações de equipes, ordenamentos para torneios no sistema suíço, etc. Até essa época, o sistema era baseado em observações de partidas e designações sem nenhum critério técnico, o que causava descontentamento.

Nossa organização enviou representantes para oito torneios de nível estadual, sendo seis deles oficializados pela CBX contando pontos para a listagem de rating da FIDE (Federação Internacional de Xadrez). Em quase todas as ocasiões, pelo menos um avareense se destacou, conseguindo premiação em sua categoria ou ficando nas melhores colocações. Pela primeira vez na história, Avaré tem enxadristas no ranking mundial, nas modalidades Blitz e Rápido.

No entanto, mesmo com todo o nosso trabalho, o reconhecimento do Poder Público Municipal e Estadual não veio. Pelo contrário. Muito embora o inicio da gestão da atual administração municipal tenha se mostrado promissor, tendo inclusive fornecido algum material para uso e parte dos troféus da Copa Avaré Blitz, a SEME local em nenhum momento forneceu transporte a título gratuito a nossa equipe, ao que devíamos que pagar a diária do motorista do veículo, e ao final não compensava, uma vez que as despesas de condução com veículo próprio em quase nada diferiam com as fornecidas pela Prefeitura. Piorou ainda quando este Presidente durante a espera de uma reunião com o Secretário Léo Rípoli tomou conhecimento que a prefeitura arcou com todas as despesas da equipe de Handebol local, inclusive alimentação dos atletas. Resumindo: há tratamento desigual para os atletas. Nosso relacionamento com a SEME deteriorou de vez durante nossa preparação para os Jogos Regionais, momento em que solicitamos um veículo de maior capacidade com antecedência de no mínimo um mês, tendo somente disponibilizado o transporte para menos da metade da equipe. Por essa razão, em fatídica reunião o Xadrez Avareense decidiu que não representará mais a cidade de Avaré nas competições oficiais. Não bastasse esse quadro, o Sr. Rodivaldo Rípoli, conhecido radialista e ex-político, nos difamou e ofendeu em seu programa na rádio, ao que publicamos uma moção de repúdio em nosso site, o que gerou grande repercussão. Também fomos ignorados pela Secretaria Municipal de Educação. Desde a administração anterior sempre tentamos contato com o órgão, porém, nunca houve interesse em conhecer o nosso trabalho ou o projeto que temos em fomentar o xadrez nas escolas. Tentamos buscar um relacionamento com a ETEC local, mas infelizmente ao requisitarmos o local para a realização do Torneio Memorial João Durço, não obtivemos resposta e mesmo eles tendo conhecimento do nosso trabalho, em nenhum momento mostraram efetivo interesse numa parceria.

A política de divulgação de nosso site tem-se mostrado cada vez mais bem sucedida: foram mais de 40.000 visitantes em 2017 (aumento de quase 70% em relação a 2016) , num total de 139.541 visualizações (aumento de 243% em relação a 2016). Uma parcela desse grande sucesso se deve à divulgação de nosso site pela imprensa local, em especial pelos jornalistas Wilson Ogunhê, Anderson Garzzesi, Jornal a Comarca, Jornal a Voz do Vale, os sites A Bigorna, A Estância e O Victoriano. Isso se dá porque todas nossas ações são divulgadas em nosso site e ele centraliza todas nossas ações administrativas, tais como inscrições em torneios, informações sobre eventos, etc.

Os vínculos com nossos parceiros foram ainda mais fortalecidos: estamos dando apoio técnico ao IFSP em seu projeto de xadrez, que vem sendo bem conduzido pelo Coordenador Wellington, ex-enxadrista, pessoa de grande conhecimento na área. Além disso, a Melitta S/A foi nossa grande patrocinadora em 2017. Os troféus de todos os torneios organizados pelo Xadrez Avareense após julho de 2017 foram financiados pela empresa, proporcionando qualidade nas premiações.

Para 2018, o foco do Xadrez Avareense será o ensino. Muito embora tenha havido esforço de nossa organização na divulgação de nossos torneios, seja nas redes sociais, publicação de cartazes, notícias na imprensa local, etc. o comparecimento de jogadores locais tem sido abaixo do esperado, apesar da grande quantidade de enxadristas inativos em Avaré.  Desde a fundação do Xadrez Avareense, dos cinco novos enxadristas que passaram a integrar o plantel, três tiveram que se mudar para outras cidades conseguirem empregos e oportunidades, evidenciando a fragilidade da economia local. Iremos trabalhar de forma mais ativa junto ao programa do Instituto Federal e nossas atividades junto à Escola Matilde Vieira serão revistas, para que consigamos atrair um número maior de visitantes, com a finalidade de ensinar xadrez. Será discutida uma alteração de data, dada a baixa adesão nas atividades aos domingos. As crianças serão priorizadas em nossas ações, que visam a formação de novos jogadores. Estamos muito atrás de nossos principais rivais na região e a renovação de atletas é necessário, ante o envelhecimento dos integrantes atuais. Contamos com as escolas públicas e privadas, assim como os pais nessa empreitada.

Não será elaborado um calendário de torneios para este ano pelas mesmas razões acima. No entanto, o Xadrez Avareense está aberto a iniciativa de algum de seus integrantes para organizar algum torneio, desde que respeitadas as determinações contidas em seu Código de Ética. Assim que houver oportunidade de organização de torneios, estes serão promovidos dentro dos limites financeiros, logísticos e humanos que dispõe o Xadrez Avareense.

Desde já estamos abertos a qualquer organização, empresa ou escola que requeiram nossos serviços em relação ao xadrez, seja organizando uma palestra ou até mesmo um torneio interno. Estamos à disposição.

Pedimos desculpas pelo atraso, mas os afazeres somente tornaram possível nossa comunicação nesta data.

 

UM GRANDE ABRAÇO E UM ÓTIMO 2018!

 

Renato de Paula

Presidente do Xadrez Avareense

 

LISTAGEM FINAL DE RATING XADREZ AVAREENSE - DEZEMBRO 2017

30/12/2017 11:18

LISTAGEM FINAL DE RATING XADREZ AVAREENSE - DEZEMBRO 2017

 
Abaixo segue a listagem de rating do Xadrez Avareense. Como há mais movimentação no rating blitz, o ranqueamento foi realizado por categoria:
 

Categoria pensado

Class.  Nome Pensado
1 Márcio Sanches 1848
2 Thiago Maida Salotti 1828
3 José Reitor Rizzardi 1821
4 Fernando José Pardo 1810
5 Paulo Renato Blanco 1805
6 Silvério Alves de Oliveira 1800
7 Antônio Genez Parise 1800
8 Roberto Berna Junior 1795
9 Vinicius Berna 1791
10 Renato de Paula 1790
11 Lucas Sampaio da Rocha 1790
12 Antonio Joao Santiago Filho 1790
13 Lucas Boaidar da Silva 1790
14 Enzo Lewin 1785
15 Fábio Luiz Agazzi 1785
16 André Eduardo Lobo de Paula 1785
17 Fernanda Rodrigues de Souza Leme 1785

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Categoria Blitz

 

Class.  Nome Blitz

1

Márcio Sanches

2002

2

José Reitor Rizzardi

1898

3

Silvério Alves de Oliveira

1873

4

Fernando José Pardo

1836

5

Felipe Cardoso Oliveira

1836

6

Roberto Berna Junior

1833

7

Luís Fernando da Silva

1831

8

Paulo Calixto da Silva Filho

1831

9

Diego Santana Gicus

1801

10

Rodrigo Teixeira Amaral Sneideris

1796

11

Renato de Paula

1792

12

João Edival Alves

1791

13

Anderson Prado

1784

14

Pedro Henrique Rodrigues

1784

15

Lucas Negrão Carvalho

1781

16

Enzo Lewin

1780

17

Lucas Sampaio da Rocha

1779

18

Tiago Jeremias Moreira

1776

19

Vinicius Berna

1775

20

Abner Zeque

1774

21

Ricardo Felipe de Campos

1766

22

Renato Aparecido de Souza

1760

23

Antônio Genez Parise

1750

24

Leonardo da Silva Nascimento

1736

25

Gabriel Berna

1734

26

Thiago Maida Salotti

1699

Avareenses na FIDE

Estes são os enxadristas avareenses que já possuem pontuação no rating da FIDE:
 
 
Nome Rápido  Blitz
José Reitor Rizzardi 1763  
Renato de Paula 1592 1421
Thiago Maida Salotti 1435  
Silverio Alves de Oliveira 1420  

 

Disputaram torneios oficiais da FIDE, mas não jogaram o número mínimo de partidas necessário para formar bloco: Márcio Sanches, Vinícius Berna e Fábio Agazzi.

MÁRCIO SANCHES É CAMPEÃO AVAREENSE DE XADREZ BLITZ

11/12/2017 21:52

MÁRCIO SANCHES É CAMPEÃO AVAREENSE DE XADREZ BLITZ

 

 

Neste domingo encerramos a Copa Capivara 2017, com a realização da 10ª Etapa no Grêmio Avaré, em frente a CAIC.

Não bastasse levar o título pensado, Márcio Sanches levou a melhor também no blitz: Mesmo com o título antecipado, faturou a última etapa e com isso somou 96 pontos no circuito, vencendo incontestavelmente a Copa Capivara 2017. Sagrou-se Campeão Avareense de Xadrez Blitz.

Em segundo lugar na classificação geral ficou Silvério Alves com 62 pontos, com um desempenho muito consistente em todo o circuito.

A terceira colocação geral só foi decidida na etapa final, uma vez que José Reitor e Junior Berna estavam empatados com 48 pontos cada, mas Junior teve um desempenho fraco na 10ª etapa, amargando a penúltima colocação, enquanto Reitor foi o vice-campeão da etapa. Dessa forma, Reitor ficou em terceiro com 56 pontos, enquanto Junior ficou na 4ª posição com 52 pontos.

16 jogadores ao todo disputaram a Copa Capivara, o maior circuito de torneios do esporte avareense em 2017.

Com o título, Márcio Sanches ganhou em definitivo o Troféu Capivara, de acordo com o regulamento do torneio. Também foram premiados o vice-campeão do circuito e o terceiro colocado.

Este foi o último evento do Xadrez Avareense em 2017. Em 2018, passaremos por uma reestruturação, onde focaremos no ensino e formação de jogadores, aguardem novidades!

O Xadrez Avareense agradece à Melitta do Brasil, IFSP Avaré, à Escolinha de Futebol Grêmio Avaré e a EE. Matilde Vieira  pelo apoio dado

Informações técnicas do torneio, detalhes das etapas e classificação geral podem ser conferidas clicando AQUI.

MÁRCIO SANCHES – HEPTACAMPEÃO AVAREENSE DE XADREZ

22/11/2017 22:21

MÁRCIO SANCHES – HEPTACAMPEÃO AVAREENSE DE XADREZ

 

 

Mais uma vez, Márcio Sanches mostrou sua força no xadrez. Sua regularidade foi fundamental para a vitória do Avareense Clássico 2017, sendo evidente sua superioridade técnica no certame. Desta vez, o contraste foi muito maior do que em 2016, ocasião em que o titulo só foi decidido na última rodada, com Márcio sendo campeão na penúltima rodada ao conseguir uma vantagem de 1,5 ponto sem precisar jogar, após a derrota de Vinícius Berna na penúltima rodada em face de José Reitor.

Enquanto isso, Thiago Salotti mostrou um excelente preparo e teve seu melhor desempenho neste ano, faturando o vice-campeonato com excelentes resultados, sendo o único a conseguir arrancar meio ponto de Márcio Sanches e conseguir belas vitórias contra José Reitor e Junior Berna.

Em especial, sua vitória contra Junior Berna dá mostra de sua visão tática e agressividade, numa partida repleta de manobras, como se vê a seguir:

[Event "Avareense Clássico 2017"]

[EventDate "?"]

[Site "Avare"]

[Date "2017.11.11"]

[Round "6"]

[White "Thiago Salotti"]

[Black "Roberto Berna Junior"]

[Result "1-0"]

[Opening "King's pawn opening"]

[ECO "B00"]

[Source "Analyze This (Free)"]

 

 1. e4 d6 2. Nf3 e5 3. Bc4 Be7 4. Nc3 Nf6 5. d4 O-O 6. dxe5 dxe5 7. Qxd8 Rxd8 8. Nxe5 Be6  9. Bf4 Bb4 10. f3 Bxc3+ 11. bxc3 Bxc4 12. Nxc4 Na6 13. Bg5 b5 14. Ne5 Rd6 15. Bxf6 Rxf6 16. Rd1 Rd6  17. Rxd6 cxd6 18. Nc6 Kf8 19. Kd2 Nc5 20. Nd4 a6 21. Re1 Na4 22. f4 Nb2 23. g4 g6 24. f5 Rc8 25. fxg6 hxg6 26. h4 Nc4+ 27. Kc1 Ne5 28. h5 gxh5 29. gxh5 Rxc3 30. Rf1 Ra3 31. h6 !  Rh3 32. Nf5 Ng4 33. Nxd6 Nxh6 34. e5 Re3 35. Rf6 Rh3 36. Kd2 Ke7 37. Rxh6 !  Rf3 !? 38. Ne4 Ra3 39. Rh7 Ke6 40. Rh5 Rxa2 41. Kd3 Ra1 42. Kd4 Ra4+ 43. Kd3 Ra1 44. Kc3 Kd5 45. Nd2 Re1 46. Rf5 Rxe5 47. Rxf7 Kc6 48. Rf6+ Kb7 49. Kb4 Re2 50. Kc3 Re3+ 51. Kb2 Rh3 52. Nb3 Rh5 53. c3 Rg5 54. Na5+ Ka7 55. Kb3 Rg4 56. Nc6+ Kb7 57. Nb4 a5 58. Nd5 b4 59. c4 Rg3+ 60. Ka4 Ra3+ 61. Kb5 b3 62. Rf7+ Kc8 63. Kc6 Kb8 64. Nb6 1-0.

Completou o pódio o veterano enxadrista José Reitor, que não conseguiu manter seu forte desempenho de torneios anteriores.

Vinícius Berna surpreendeu a todos conseguindo quatro pontos, em especial pela sua boa vitória contra Thiago Salotti, que foi o único revés do vice-campeão.

O torneio foi um grande sucesso e somente foi possível  sua realização graças ao patrocínio da Melitta S/A e ao apoio do IFSP e da Escola Matilde Vieira, que cederam seus locais para a sua realização.

Ainda não foi definido o formato do Avareense Clássico 2018, contudo, caso a organização opte pelo formato fechado, já ficou estipulado que os quatro melhores do Avareense Clássico 2017 terão vaga garantida, enquanto as quatro restantes serão preenchidas por um torneio aberto classificatório. 

CAMPEONATO AVAREENSE CLÁSSICO 2017 - SEMANA 1

09/11/2017 23:12

CAMPEONATO AVAREENSE CLÁSSICO 2017 - SEMANA 1

 
Não há dia fácil - Lema dos U.S Navy Seals
 
“Não há dia fácil” - esse é o lema dos U.S Navy Seals, a mais temida força de elite do mundo. Assim como eles, os jogadores da elite do xadrez avareense estão se enfrentando para ver quem é o melhor dos melhores em Avaré. Muito embora as ausências de Silvério Alves e Fernando Pardo, os sete competidores sem exceção são enxadristas muito fortes e fazem jus em participar do maior torneio do ano. E confirmando o lema acima, nenhum dos participantes teve dia fácil. Alto nível técnico e partidas acirradas tem sido a tônica desse torneio. Não tem descanso: é todos contra todos.
Logo na primeira rodada, Thiago Salotti surpreendeu e arrancou um empate após conseguir igualar desvantagem. Mas a sensação do campeonato é Vinícius Berna. Participando como convidado, arrancou uma vitória por uma punição de Renato de Paula e venceu Enzo Lewin por WO. Mas mostrou competência vencendo Thiago Salotti na 4a. Rodada numa partida muito bem jogada.
[Event "Avareense Clássico 2017"]
[EventDate "?"]
[Site "Avare"]
[Date "05/11/2017"]
[Round "5"]
[White "Thiago Maida Salotti"]
[Black "Vinicius Berna"]
[Result "0-1"]
[Board "3"]
[TimeControl "1h30"]
[Opening "Robatsch (modern) defence"]
[ECO "B06"]
 
 1. e4 g6 2. Nf3 d6 3. Bc4 Nf6 4. d3 Bg7 5. c3 O-O 6. O-O Bg4 7. Be3 Nbd7 8. Nbd2 c6
 9. h3 Bxf3 10. Nxf3 e5 11. Nh2 a5 12. a4 d5 13. exd5 cxd5 14. Ba2 Qc7 15. Re1 Rfe8 16. Rc1 Rac8
 17. Qd2 Qd8 18. Bg5 Qb6 19. c4 d4 20. Nf3 Bf8 21. Bxf6 Nxf6 22. Rxe5 Nd7 23. Rxe8 Rxe8 24. Ng5 Bh6
 25. h4 Qc5 26. Re1 Rf8 27. f4 Nf6 28. Re5 Qc7 29. Qe2 Bg7 30. Re7 Qxf4 31. c5 Ng4 32. Nf3 Qc1+
 33. Qe1 Qxb2 34. Bc4 Ne3 35. Qf2 Qa1+ 36. Ne1 Nxc4 37. dxc4 Qxa4 38. Qe2 Qc6 39. Nf3 Qxc5 40. Kf1 d3 $1
 41. Qe4 Qd6 42. Nd2 a4 43. Rxb7 a3 44. Ra7 Bh6 45. Qe1 Qb4 46. Nf3 d2 47. Qd1 Qb2 48. Nxd2 $17 {48. Bxd2! e as pretas ganhariam rapidamente sem sobressaltos}
 48... Qxd2 $6 49. Qxd2 Bxd2 50. Rxa3 Rc8 51. Rd3 Bh6 52. Rc3 Bg7 53. Rc2 f5 54. Kg1 Kf7 55. Kf2 Kf6
 56. Ke3 Bh6+ 57. Kd4 Bf4 58. Kd5 Bg3 59. Re2 Bxh4 60. c5 Bg3 61. c6 Ra8 62. Rc2 Ra5+ 63. Kc4 Bd6
 64. Kd4 Bc7 65. Re2 Re5 66. Ra2 Ke6 67. Ra7 $4 Bb6+ 68. Kc4 Bxa7 0-1 
[Event "Avareense Clássico 2017"]
[EventDate "?"]
[Site "Avare"]
[Date "05/11/2017"]
[Round "5"]
[White "Thiago Maida Salotti"]
[Black "Vinicius Berna"]
[Result "0-1"]
[Board "3"]
[TimeControl "1h30"]
[Opening "Robatsch (modern) defence"]
[ECO "B06"]
 
 1. e4 g6 2. Nf3 d6 3. Bc4 Nf6 4. d3 Bg7 5. c3 O-O 6. O-O Bg4 7. Be3 Nbd7 8. Nbd2 c6 9. h3 Bxf3 10. Nxf3 e5 11. Nh2 a5 12. a4 d5 13. exd5 cxd5 14. Ba2 Qc7 15. Re1 Rfe8 16. Rc1 Rac8 17. Qd2 Qd8 18. Bg5 Qb6 19. c4 d4 20. Nf3 Bf8 21. Bxf6 Nxf6 22. Rxe5 Nd7 23. Rxe8 Rxe8 24. Ng5 Bh6 25. h4 Qc5 26. Re1 Rf8 27. f4 Nf6 28. Re5 Qc7 29. Qe2 Bg7 30. Re7 Qxf4 31. c5 Ng4 32. Nf3 Qc1+  33. Qe1 Qxb2 34. Bc4 Ne3 35. Qf2 Qa1+ 36. Ne1 Nxc4 37. dxc4 Qxa4 38. Qe2 Qc6 39. Nf3 Qxc5 40. Kf1 d3 ! 41. Qe4 Qd6 42. Nd2 a4 43. Rxb7 a3 44. Ra7 Bh6 45. Qe1 Qb4 46. Nf3 d2 47. Qd1 Qb2 48. Nxd2 ?! {48. Bxd2! e as pretas ganhariam rapidamente sem sobressaltos} 48... Qxd2 $6 49. Qxd2 Bxd2 50. Rxa3 Rc8 51. Rd3 Bh6 52. Rc3 Bg7 53. Rc2 f5 54. Kg1 Kf7 55. Kf2 Kf6 56. Ke3 Bh6+ 57. Kd4 Bf4 58. Kd5 Bg3 59. Re2 Bxh4 60. c5 Bg3 61. c6 Ra8 62. Rc2 Ra5+ 63. Kc4 Bd6 64. Kd4 Bc7 65. Re2 Re5 66. Ra2 Ke6 67. Ra7 $4 Bb6+ 68. Kc4 Bxa7 0-1 

 

 

 

Mesmo com tanto equilíbrio, Márcio Sanches segue na frente, com 1,5 ponto de vantagem em relação ao 2º colocado, que diminuirá em razão de Márcio descansar na 6ª rodada. Terminada a 1ª semana, a classificação ficou assim:
Place Name                  Feder Rtg Loc  Score Berg. Progr. Wins

  1   Sanches, Marcio                 1829 4.5    9.25   12.5    4
 2-3  Berna, Vinícius                 1790 3      3.00   10.0    2
      Rizzardi, José Reitor           1811 3      2.00   11.0    3
  4   Salotti, Thiago Maida           1819 2.5    5.25    7.5    2
  5   Berna Junior, Roberto           1805 1.5    0.25    2.5    1
  6   de Paula, Renato                1805 0.5    0.75    1.5    0
  7   Lewin, Enzo                     1800 0      0.00    0.0    0

 

Maiores detalhes, partidas do torneio e tabela completa podem ser conferidas na página do torneio, clicando AQUI
O Campeonato Avareense Clássico termina neste fim de semana com as duas rodadas finais no sábado às 17 horas no IFSP e domingo as 14 horas na Escola Matilde Vieira. O torneio conta com o apoio do IFSP, da Escola Matilde Vieira e patrocínio da Melitta S/A.

 

 

 

CAMPEONATO AVAREENSE CLÁSSICO 2017 - REGULAMENTO

04/11/2017 15:05

CAMPEONATO AVAREENSE CLÁSSICO 2017

 

REGULAMENTO

Diretor/Organizador: Renato de Paula

Árbitro: Renato de Paula

Realização: Xadrez Avareense

Apoio: Melitta S/A, Programa Escola da Família – EE. Matilde Vieira

Sistema: Schuring em turno único

Cadência: 1h30 min KO

Data: 02-12/11/2017

Horário: diversos

Local: IFSP Campus Avaré, EE. Profª. Matilde Vieira

 

Finalidade do evento:

 

·         Designar o Campeão Avareense Clássico de Xadrez de 2017

 

Participação: Torneio fechado, com os seguintes participantes:

 

1-Márcio Sanches – Campeão Avareense Clássico 2016

2-Roberto Berna Júnior – 3º colocado Avareense Clássico 2016

3-Renato de Paula – 4º Colocado Avareense Clássico 2016

4-Thiago Maida Salotti – 5º Colocado Avareense Clássico 2016

5-José Reitor Rizzardi – 1ª vaga Torneio Memorial João Durço

6-Enzo Lewin – 2ª vaga Torneio Memorial João Durço

7-Vinicius Berna – “Wild Card”*

 

*Vinicius Berna ingressou na Vaga de Silvério Alves de Oliveira, 6º Colocado do Avareense Clássico 2016, que desistiu. Nenhum dos contemplados das vagas subsequentes do torneio Memorial João Durço demonstraram interesse em participar do torneio. A vaga de Fernando Pardo, Vice-campeão do Avareense Clássico não foi preenchida

 

Critérios de desempate:

1-   Sonnenborn-Berger

2-   Escore Acumulado

3-   Número de Vitórias

 

Premiação:

 

Troféus para os 3 primeiros colocados

 

Cronograma (sujeito a alterações):

 

Na página específica do torneio. CLICAR AQUI PARA ACESSO

 

TOLERÂNCIA MÁXIMA DE ATRASO: 15 MINUTOS APÓS O INÍCIO DA RODADA.

 

PROPOSTA DE EMPATE PERMITIDA SOMENTE APÓS O 30º LANCE.

 

DISPOSIÇÃO FINAL: Serão aplicadas regras da FIDE e deste regulamento. Os casos omissos serão resolvidos pela direção da prova. Pede-se que os jogadores levem seus relógios e jogos de peças. As partidas deverão ser anotadas em planilha oficial fornecida pela organização.

JOSÉ REITOR É O CAMPEÃO DO TORNEIO MEMORIAL JOÃO DURÇO

03/11/2017 11:05

Depois de muito suspense, enfim saiu o Campeão do Torneio Memorial João Durço. José Reitor levou o caneco com 3,5 pontos, ficando à frente de Márcio Sanches nos critérios de desempate. A revelação avareense de 2017, Enzo Lewin completa o pódio com 2,5 pontos. Com isso, José Reitor e Enzo Lewin conquistaram as duas vagas restantes para o Avareense Clássico 2017.

Abaixo a partida que deu o título a José Reitor:

 

Também é de destaque a participação da primeira enxadrista do sexo feminino em torneios municipais depois de pelo menos 40 anos de ausências: Fernanda Leme e não podiamos deixar de registrar a presença do super-veterano Antônio Genez Parise, de 99 anos!

O Xadrez Avareense agradece ao patrocínio da Melitta do Brasil e o apoio do Programa Escola da Família da E.E. Matilde Vieira.

Resultados totais, PGNs para baixar e mais detalhes você pode conferir clicando AQUI

 

TORNEIO MEMORIAL JOÃO DURÇO - 1º DIA

16/10/2017 21:05

E enfim chegou o dia do começo do Torneio Memorial João Durço. Após um rápido congressso técnico, ficou acertado que os 09 enxadristas se enfrentarão em 04 rodadas pelo Sistema Suíço. Nesse plantel, temos jogadores com vaga garantida no Avareense Clássico, que será disputado em novembro, que irão usar o torneio como treinamento para o principal torneio do ano e conseguirem uns pontos a mais no ranking avareense, temos os que buscam as vagas para o Avareense Clássico, temos jovens revelações e o veteraníssimo Antônio Genez Parise, que nos seus 99 anos topou esse desafio. Isso sem contar que temos a primeira representante do sexo feminino a disputar um torneio pensado em Avaré em mais de 30 anos: Fernanda Leme, aluna do IFSP.

Muito embora tenham ocorrido ausências na primeira rodada, o torneio ganhou consistência. Pelo regulamento, Fábio Agazzi foi desclassificado do torneio por ter faltado às duas primeiras rodadas. Uma pena.

Por ser um torneio curto, já ocorreram confrontos decisivos nas duas primeiras rodadas. O favorito ao título, Márcio Sanches, enfrentou José Reitor, que briga por uma vaga pro Avareense Clássico, logo na primeira rodada.  E não poderia ter sido diferente: Uma partida de altíssimo nível técnico que foi sacramentada num empate em razão de uma pequena imprecisão das brancas no ataque:

Também pela primeira rodada, Thiago Salotti passou um tremendo sufoco contra o “velho guerreiro” Antônio Genez Parise. Mesmo com 99 anos, Parise não se fez de rogado e encurralou seu adversário, com idade para ser seu bisneto, até. No entanto, Thiago conseguiu uma breve recuperação e num final complexo, o cansaço acabou pesando a Parise, que julgou não ter condições de vitória e abandonou. 

[Event "Torneio Memorial Joao Durco"] [EventDate "15/10/2017"] [Site "Avare"] [Date "15/10/2017"] [Round "1"] [White "Thiago Salotti"] [Black "Antonio Genez Parise"] [Result "1-0"] [Board "1"] [TimeControl "1h30"] [WhiteELO "1815"] [BlackELO "1800"] [Opening "Philidor's defence"] [ECO "C41"] 1. e4 e5 2. Nf3 d6 3. Bc4 Nf6 4. Nc3 Be7 5. d4 Nc6 6. h3 O-O 7. O-O exd4 8. Nxd4 Nxd4 9. Qxd4 Be6 10. Rd1 Bxc4 11. Qxc4 c6 12. e5 Ne8 13. Qg4 d5 14. Bh6 Qc8 15. Qg3 Qe6 16. Bd2 Qg6 17. Qd3 Nc7 18. Ne2 Ne6 19. Rac1 Bc5 20. Qf3 f6 21. Nf4 Nxf4 22. Qxf4 fxe5 23. Qg4 Bxf2+ 24. Kh1 Qxg4 25. hxg4 Rf6 26. c4 d4 27. g5 Rf5 28. g4 Rf3 29. Bb4 b6 30. Kg2 Rf7 31. Bd6 Be3 32. Rc2 Re8 33. Re1 Re6 34. c5 b5 35. Rce2 Rg6 36. Bxe5 Rxg5 37. Bd6 Rxg4+ 38. Kh3 h5 39. Rg2 Rf3+ 40. Rg3 Rfxg3+ 41. Bxg3 Kf7 42. Rf1+ Ke6 43. b4 g6 44. Rf8 Kd5 45. Rf6 Bc1 46. Rd6+ Kc4 47. Rxc6 Kxb4 48. Be1+ Kc4 49. Rc7 Re4 50. Ba5 Ba3 51. c6 Re6 52. Rc8 Bc5 53. c7 Re7 54. Rg8 Rxc7 55. Bxc7 a5 56. Bxa5 d3 57. Bd2 Bb4 1-0

E na segunda rodada tivemos o duro confronto entre Enzo Lewin, a revelação do Xadrez Avareense deste ano e Thiago Salotti. Alheio a tudo isso, Junior Berna venceu na primeira rodada por WO e pegou uma estreante na segunda rodada, ficando na frente com dois pontos. Mas não terá vida fácil: vai enfrentar Márcio Sanches na terceira rodada, e nada ainda está certo sobre quem irá faturar o troféu. Fortes emoções reservam aos amantes da Caíssa.

Maiores informações, resultados e emparceiramentos, bem como PGNs de todas as partidas podem ser conferidos AQUI

LISTAGEM OFICIAL DE RATING XADREZ AVAREENSE - OUTUBRO 2017

05/10/2017 22:58

Abaixo segue a classificação do rating avareense de xadrez referente ao mês de outubro, já computado o resultado da 7ª Etapa da Copa Capivara. Não houve variações no rating pensado.

 

Class.  Nome Blitz
1 Márcio Sanches 1980
2 José Reitor Rizzardi 1889
3 Roberto Berna Junior 1874
4 Silvério Alves de Oliveira 1868
5 Fernando José Pardo 1836
6 Felipe Cardoso Oliveira 1836
7 Luís Fernando da Silva 1831
8 Paulo Calixto da Silva Filho 1831
9 Diego Santana Gicus 1801
10 Rodrigo Teixeira Amaral Sneideris 1796
11 João Edival Alves 1791
12 Anderson Prado 1784
13 Pedro Henrique Rodrigues 1784
14 Lucas Negrão Carvalho 1781
15 Enzo Lewin 1780
16 Lucas Sampaio da Rocha 1779
17 Tiago Jeremias Moreira 1776
18 Vinicius Berna 1775
19 Renato de Paula 1775
20 Abner Zeque 1774
21 Ricardo Felipe de Campos 1766
22 Renato Aparecido de Souza 1760
23 Antônio Genez Parise 1750
24 Leonardo da Silva Nascimento 1736
25 Gabriel Berna 1734
26 Thiago Maida Salotti 1712

 

XADREZ MOVIMENTADO EM AVARÉ NO MÊS DE SETEMBRO

29/09/2017 22:10

O mês de setembro está no fim mas o Xadrez Avareense não para: já no dia 31 de agosto, nossos enxadristas participaram do I Open de Sorocaba, um supertorneio de xadrez rápido realizado como parte das comemorações do aniversário de Sorocaba, que contou com a participação de mais de 130 enxadristas, dentre eles 4 GM's: Mequinho, Neuris Delgado, Krikor Mekhitarian e Everaldo Matsuura, 6 MF's e 1 MI. Disputado em 06 rodadas, o evento entregou mais de 6000 reais em prêmios. A equipe avareense, composta pelos atletas Fernando Pardo, José Reitor, Thiago Salotti e Enzo Lewin teve boa atuação, em especial a revelação Enzo Lewin, que se sagrou vice-campeão na categoria sub-18.

Já no dia 17 de setembro, os enxadristas Thiago Salotti, Renato de Paula e José Reitor representaram o Xadrez Avareense na etapa de Tietê do Circuito Solidário de Xadrez. E a equipe fez bonito: entre os 70 competidores do torneio principal, José Reitor foi o campeão da categoria Sênior com 4,5 pontos, enquanto Renato de Paula ficou em 13º na categoria absoluto, com 3,5 pontos, levando troféu.

Para finalizar, no último dia 24, Márcio Sanches mais uma vez confirma sua hegemonia na Copa Capivara. Foi disputada a 7ª etapa na Escola Matilde Vieira e mais uma vez, Márcio fica com o troféu, com 11,5 pontos em 14 possíveis. Com 10 pontos, Silvério Alves foi o vice-campeão da etapa e Junior Berna completou o pódio com 9,5 pontos.  Com esses resultados, Márcio Sanches está com uma mão na taça da Copa Capivara 2017 com 76 pontos. A grande surpresa da Copa Capivara é Silvério Alves, que se consolida na vice-liderança com 50 pontos. Júnior Berna e José Reitor disputam a terceira colocação ponto a ponto: Junior tem 45 e Reitor tem 43 pontos. Faltam apenas 3 etapas e basta Marcio ficar na terceira posição na etapa do dia 29 de outubro para faturar a Copa Capivara com antecedência.

E não ficamos por aí: em outubro teremos o Torneio Memorial João Durço e as inscrições estão abertas. Maiores detalhes é só navegar no nosso site.

 

 

XADREZ AVAREENSE HOMENAGEARÁ O SAUDOSO ENXADRISTA JOÃO DURÇO

29/09/2017 21:57

XADREZ AVAREENSE HOMENAGEARÁ O SAUDOSO ENXADRISTA JOÃO DURÇO

 

Entre os dias 15 e 22 de outubro, o Xadrez Avareense vai prestar um tributo ao antigo presidente da Sala Municipal de Xadrez “Dr. Graziello Faconti Noronha”, e enxadrista João Durço, que por quase 40 anos dedicou-se ao desenvolvimento do xadrez em Avaré, sem esmorecer. Em razão de seu trabalho, a sala municipal de xadrez teve enorme movimentação de aficionados e muitos jogadores puderam ser formados.

Com seu ofício de marceneiro, sustentou e criou dignamente todos os seus filhos e emprestou muitas de suas habilidades à causa enxadrística, confeccionando mesas e peças de xadrez para a sala municipal.

“Seu” João Durço foi uma pessoa tão querida por todos e seus préstimos foram tão significativos, que deu nome a uma bela praça no Jardim Di Fiori.

E é em razão disso que será realizado entre os dias 15 e 22 de outubro o Torneio Memorial João Durço, na modalidade clássica, com tempo de reflexão de 1h30 por jogador, em 05 rodadas pelo sistema suíço, valendo classificação para o Campeonato Avareense Clássico.

O torneio é aberto a qualquer jogador e para se inscrever basta entrar em contato com o telefone/whatsapp (14) 99844-6153 ou enviar e-mail para xadrezavareense@gmail.com, informando nome, data de nascimento e telefone para contato.

Este torneio mais uma vez contou com a colaboração da Melitta do Brasil, que patrocinou a compra dos troféus.

Informações detalhadas e regulamento podem ser conferidos clicando AQUI

 

XADREZ AVAREENSE APOIA PROGRAMA DE EXTENSÃO EM XADREZ DO IFSP

08/09/2017 20:00

 

Desde o início do mês de agosto, a Coordenadoria de Extensão do IFSP tem promovido encontros para promover o xadrez no campus. Realizados todas as terças e quintas, das 17h20 às 18h30, os alunos Enzo e Leonardo, sob a coordenação do professor Wellington, têm promovido aulas de xadrez em sala no campus do IFSP de Avaré e o Xadrez Avareense busca dar apoio técnico nesse projeto, com o objetivo de colher novos talentos para competições de xadrez no futuro.

Tão logo nas primeiras visitas, já encontramos mais uma revelação: o aluno Enzo Lewin mostrou qualidade técnica ao jogar com membros do Xadrez Avareense e isso refletiu no seu bom desempenho na 6ª etapa da Copa Capivara realizada no IFSP no último dia 27/08.

O presidente do Xadrez Avareense, Renato de Paula, visitou o campus para saber maiores detalhes sobre a ação coordenada pelo professor Wellington. Wellington é um ex-jogador que por absoluta falta de tempo foi obrigado a ficar na inatividade. Era um forte enxadrista no passado, já tendo representado cidades como Itatinga, Agudos, Botucatu, dentre outras nos Jogos Regionais. Juntamente com outros jogadores, formou uma forte equipe botucatuense que defendia a bandeira da Associação Ferroviária de Botucatu, numa época de movimentação intensiva do xadrez botucatuense.

Wellington informou que está havendo uma boa adesão de crianças nesse trabalho e que a principal meta nesta primeira etapa é fazer com que elas tomem gosto pelo xadrez e posteriormente realizar um ensino mais aprofundado, sem que haja cobranças. Contudo, ressaltou que o programa é livre para qualquer pessoa interessada em aprender ou se aperfeiçoar, estando o IFSP de portas abertas para quem quiser aprender xadrez.

Renato afirmou que o Xadrez Avareense mantém parceria com o IFSP desde 2015 e essa instituição de ensino sempre deu o apoio logistico para a realização de eventos no campus e em razão disso, sentia falta do Xadrez Avareense dar sua contrapartida nesse vínculo e vê nesse projeto como uma oportunidade para apoiar o IFSP. Nesse sentido, Renato afirmou que o Xadrez Avareense está à disposição para dar todo o suporte necessário, seja fornecendo material didático ou até mesmo na organização de eventos atrelados ao xadrez.

Horários de funcionamento do projeto:

Terças e quintas-feiras, das 17 às 18h30, no campus IFSP, localizado na Av. Celso Ferreira da Silva, 1333, em frente ao Supermercado Pinheirão Max.

Informações pelos telefones (014) 99688-0578 com Enzo

7ª Etapa Copa Capivara Blitz

07/09/2017 21:54

7ª Etapa Copa Capivara Blitz

Participe e convide os amigos!

Inscrições gratuitas.

O melhor avareenseleva para casa o troféu rotativo, o qual defenderá na próxima etapa.

LISTAGEM OFICIAL DE RATING DO XADREZ AVAREENSE - SETEMBRO 2017

07/09/2017 15:28

Segue abaixo a listagem de rating do Xadrez Avareense referente ao mês de setembro de 2017. Computados os pontos da 6ª Etapa da Copa Capivara:

RATING BLITZ

Class.  Nome Blitz
1 Márcio Sanches 1964
2 José Reitor Rizzardi 1882
3 Roberto Berna Junior 1856
4 Silvério Alves de Oliveira 1841
5 Fernando José Pardo 1836
6 Felipe Cardoso Oliveira 1836
7 Luís Fernando da Silva 1831
8 Paulo Calixto da Silva Filho 1831
9 Enzo Lewin 1804
10 Diego Santana Gicus 1801
11 Rodrigo Teixeira Amaral Sneideris 1796
12 João Edival Alves 1791
13 Anderson Prado 1784
14 Pedro Henrique Rodrigues 1784
15 Lucas Negrão Carvalho 1781
16 Lucas Sampaio da Rocha 1779
17 Tiago Jeremias Moreira 1776
18 Vinicius Berna 1775
19 Abner Zeque 1774
20 Ricardo Felipe de Campos 1766
21 Renato de Paula 1761
22 Renato Aparecido de Souza 1760
23 Antônio Genez Parise 1750
24 Gabriel Berna 1734
25 Thiago Maida Salotti 1707

 

RATING PENSADO

não houve variação

ATA DA 5A REUNIÃO DOS MEMBROS DO XADREZ AVAREENSE

05/09/2017 22:07

ATA DA 5A REUNIÃO DOS MEMBROS DO XADREZ AVAREENSE

 

 

 

Às 15h20min do dia 03 de setembro de 2017, na residência do enxadrista José Reitor, em razão da Escola Matilde Vieira estar indisponível para a reuniao, nesta cidade de Avaré-SP, em atendimento à convocação realizada pela Presidência do Xadrez Avareense através do site oficial, estão presentes os enxadristas, Thiago Salotti, Jose Reitor, Junior Berna, Enzo Lewin e este presidente que redige esta ata, a fim de discutir a respeito dos itens suscitados pela presidência na Convocação publicada em 03/09/2017. Ausente justificadamente o tesoureiro Silvério Alves, por motivos de problemas de saúde de seu filho recém nascido. A seguir, o membro Junior Berna solicitou a palavra, sugerindo a expedição de ofício para a Melitta do Brasil S/A solicitando uma data para visitação à fábrica, como forma de estreitar o relacionamento entre ambas as organizações, o que foi aprovado por unanimidade. Em seguida, por este presidente foi dado início às discussões dos temas discriminados no comunicado, conforme segue:

 

1.    Balancete de Receitas: Prejudicado em razão da ausência do Tesoureiro

2.    Oficialização da Entidade: Todos concordaram com a importância da existência jurídica do Xadrez Avareense, sendo levantada a questão do nome a ser adotado. Nesse sentido houve consenso em buscar preservar o nome original de nossa organização, uma vez que é com esse nome que toda a Sociedade nos conhece. Assim, pelo presidente foi sugerido que o nome oficial da entidade será ASSOCIAÇÃO XADREZ AVAREENSE (A.X.A);

2.1.  A elaboração o Estatuto e coordenação dos trabalhos burocráticos ficará a cargo do membro José Reitor;

2.2.  A composição inicial extraoficial da A.X.A será a seguinte: Presidente: Renato de Paula; Vice-presidente e Tesoureiro: Silvério Alves; Secretário: Junior Berna; Conselho Fiscal: José Reitor, Thiago Salotti e Vinícius Berna

3.    Remanejamento das datas do Torneio Memorial João Durço: O presidente expôs a inércia e a falta de atendimento do ofício expedido à ETEC Fausto Mazzola, o que prejudicou a realização do evento. Diante disso, foi levantada a proposta da realização do torneio no feriado prolongado de 12 de outubro, ficando assim a escala de rodadas: 1ª Rodada: dia 12/10 às 17 horas, 2ª Rodada: dia 13/10 às 18h30, 3ª Rodada: dia 14/10 às 17 horas, 4ª Rodada: dia 15/10 às 09 horas, 5ª Rodada: dia 15/10 às 14 horas. O torneio será disputado no campus do IFSP.

4.    2ª Fase do Avareense de Menores: O presidente explanou que a baixa adesão dos adolescentes na 1ª Fase, e dada a certeza da falta de apoio por parte das Secretarias Municipais da Educação e do Esporte em difundir e fomentar o evento, bem como o calendário apertado, decidiu por cancelar o evento. Ressaltou o presidente ainda, que o objetivo principal do Avareense de Menores seria a captação de novos talentos. No entanto, com o advento do programa de extensão do IFSP de ensino de xadrez no campus, esse objetivo será atingido de forma mais consistente. Não houve oposição à essa resolução

5.    Regulamento e datas do Avareense Clássico: Foram definidas as datas dos jogos do Avareense Clássico 2017: 1ª Rodada: dia 02/11 às 17 horas, 2ª Rodada: dia 03/11 às 18h30 horas, 3ª Rodada: dia 04/11 às 17 horas, 4ª Rodada: dia 05/11 às 09 horas, 5ª Rodada: 05/11 às 14 horas, 6ª Rodada: dia 11/11 às 17 horas, 7ª Rodada: dia 12/11 às 14 horas. Os jogadores classificados deverão confirmar participação do torneio até 3 dias antes do início. As vagas dos desistentes serão preenchidas pelos melhores classificados do Memorial João Durço.

 

Encerrada a reunião, com o consenso geral sobre todas as matérias suscitadas, o presidente deu por satisfeitas todas as dúvidas lançadas e agradeceu o empenho e colaboração de todos os presentes, dando por encerrados os trabalhos. Nada mais.

 

Avaré, 04 de setembro de 2017

 

 

CONVOCAÇÃO

29/08/2017 09:29

CONVOCAÇÃO

 

 

 

A PRESIDÊNCIA, através deste, CONVOCA os membros do Xadrez Avareense para reunião administrativa a ser realizada nas dependências da Escola Matilde Vieira, neste domingo próximo, dia 03/09/2015, às 15 horas, a fim de serem tratados os seguintes temas de importância para a gestão de nosso esporte:

1.    Balancete de receitas a ser apresentado pelo Tesoureiro;

2.    Oficialização da entidade perante os órgãos públicos (registro junto ao Cartório, obtenção de CNPJ, etc.)

3.    Remanejamento das datas dos jogos do Torneio Memorial João Durço;

4.    Questão da 2ª Fase do Campeonato Avareense de Menores;

5.    Regulamento e datas do Campeonato Avareense Clássico.

Por meio desta convocação, devidamente publicada no site oficial e nas redes sociais, ficam os membros do Xadrez Avareense convocados, nos termos do Código de Ética

 

Avaré, 29 de agosto de 2017

 

 

NOVO SHOW DE MÁRCIO SANCHES NA COPA CAPIVARA

26/08/2017 18:46

Um forte desempenho muito superior aos demais concorrentes, uma gigantesca vantagem e vitórias colossais. Não estamos falando do Corinthians, mas de Márcio Sanches. O hexacampeão avareense mostra sua força também no blitz e dispara na liderança da Copa Capivara, com 24 pontos de diferença em relação ao segundo colocado no circuito, Silvério Alves. Fora esse detalhe, a Copa Capivara tem uma disputa ferrenha pela segunda colocação, agora que Junior Berna encosta em Silvério, enquanto José Reitor freou sua arrancada de recuperação e a diferença entre o segundo e o quarto colocados é apenas de 4 pontos.

Por conta do compromisso de membros do Xadrez Avareense no fortíssimo Open de Sorocaba que será realizado amanhã, que contará com a presença de quatro Grandes Mestres, a 6ª Etapa da Copa Capivara foi realizada neste sábado, no campus do IFSP de Avaré. Outra novidade foi a estreia do enxadrista Enzo Lewin, aluno que trabalha no projeto de extensão de xadrez do IFSP dando aulas de xadrez para crianças. Logo no seu primeiro torneio, já deu trabalho pra muito jogador e faturou quatro pontos no circuito, tendo conquistado a quinta posição. Completa o rol de estreantes Gabriel Berna, filho do enxadrista Junior Berna.

Resultados detalhados e classificação geral podem ser vistos clicando AQUI

 

KILDARE PIASSI É O CAMPEÃO DA III COPA AMIZADE DE XADREZ RÁPIDO

14/08/2017 21:47

 

Neste domingo, dia, 13 o Xadrez Avareense mais uma vez movimentou o xadrez na região. Com o patrocínio da Melitta S/A e apoio do IFSP-Campus Avaré, foi realizada a III Copa Amizade de Xadrez Rápido, no auditório do IFSP de Avaré.

Sob a direção de Renato de Paula e Junior Berna e arbitragem de Eric Piassi, árbitro da Confederação Brasileira de Xadrez, o evento contou com a participação de 32 enxadristas das cidades de Avaré, Bauru, Ourinhos, Taquarituba, Lençóis Paulista, São Manuel e Duartina.

Graças à infraestrutura, os enxadristas participantes tiveram uma experiência única em torneios, contando com instalações confortáveis. Em contrapartida, o nível técnico foi considerado muito alto pela direção da prova. Inevitavelmente, houve muita disputa direta entre competidores fortes para as primeiras posições.

Os resultados da III Copa Amizade indicam o início da “Dinastia Piassi”: Kildare é irmão de Eric Piassi, vencedor da II Copa Amizade em 2016. Nesta edição, ao menos cinco enxadristas tinham força suficiente para serem campeões.

Após seis rodadas, jogadas no ritmo de jogo de 16 min KO ou 11+5 nos relógios digitais, os campeões da Copa Amizade foram os seguintes:

 

                                                                    ABSOLUTO:

 

Campeão:  Kildare Piassi (Bauru)

Vice-Campeão: Márcio Sanches (Avaré)

3º Colocado: Rodrigo Gonzales (Ourinhos)

 

 

 

FEMININO:

Campeã:  Ana Clara Barreto (Taquarituba)

Vice-Campeã: Ester Rebecca (Taquarituba)

3ª Colocada: Caroline Fernandes (São Manuel)

 

MELHOR AVAREENSE:

 

Melhor Avareense:  José Reitor Rizzardi

Vice-Campeão: Thiago Salotti

3º Colocado: Enzo Ohno

 

CATEGORIA SUB-18

 

Campeão:  Lucius Ferreira (São Manuel)

 

CATEGORIA SUB-16

 

Campeão:  Luan Barreto (Taquarituba)

 

CATEGORIA SUB-14

 

Campeão:  Lauana Barreto (Taquarituba)

Vice-Campeão: Caiwan Gabriel (São Manuel)

3º Colocado: Laís Quintão (Bauru)

 

CATEGORIA SUB-12

 

Campeão: João Pedro Davanso (São Manuel)

Vice-Campeão: Letícia Manzatto (São Manuel

3º Colocado: Luan Miguel (São Manuel)

 

CATEGORIA SUB-10

 

Campeão:  Guilherme Graciano (São Manuel)

Vice-Campeão: Miguel Henrique (Bauru)

3º Colocado: Italo Ohno (Avaré)

 

 

Prestigiou o evento o vereador Flávio Zandoná, que participou da cerimônia de premiação, a quem agradecemos.

 

 

APOIO DA MELITTA S/A

 

Multinacional alemã com fabrica instalada em Avaré desde 1980, a Melitta tem sido uma grande parceira do Xadrez Avareense em seus eventos. Desde o primeiro torneio organizado por nossa entidade, a Melitta tem realizado apoios pontuais em vários de nossos torneios e desta vez, patrocinou o evento bancando a compra dos troféus que serviram de premiação nesta edição da Copa Amizade, assim como nos próximos eventos do Xadrez Avareense. É de se ressaltar que sem o apoio material fornecido pela Melitta S/A, não teria sido possível a realização da III Copa Amizade de Xadrez. Somente neste evento, o apoio financeiro totalizou R$ 275,00. Isso tornou possível realizar um torneio com taxa de inscrição a um valor acessível, contribuindo com a promoção de nosso esporte em Avaré.

Esses fatos demonstram o grau de preocupação social que essa importante empresa tem com a cidade de Avaré, condizente com a sua força de mercado, de alcance mundial.

 

Resultado final detalhado do torneio e fotos você pode conferir clicando AQUI

 

III COPA AMIZADE DE XADREZ - RELAÇÃO FINAL DOS INSCRITOS

12/08/2017 17:40

Abaixo segue a relação final dos inscritos para a Copa Amizade. Não se encontram incluídos nesta lista os jogadores que se inscreveram pessoalmente com o árbitro, de forma antecipada. Interessados em participar poderão se inscrever até as 09h45min no local do evento, pagando a taxa de R$ 30,00. Não há hipótese de devolução de dinheiro. 

 

Nome Data de Nascimento Cidade/Equipe
1 Marcio Sanches 30/11/1968 Xadrez Avareense
2 MIGUEL ENRIQUE LIMA CARMINHOLA SANTOS 13/01/2011 BAURU
3 Vinícius Berna 25/06/1991 Xadrez Avareense
4 Thiago Maida Salotti 18/07/1981 Xadrez Avareense
5 Lais Antunes Cayres Quintao 15/12/2006 Bauru - Marathon
6 João Pedro M. F. Davanso 18/12/2006 São Manuel
7 Cleiton da Silva Antonio 05/04/1990 Ourinhos
8 Enzo U. Egydio de Carvalho Ohno 21/07/2006 Avaré
9 Ana Clara Barreto e Silva 24/06/2001 Taquarituba/CXT
10 Lauana Sofia Barreto e Silva 26/11/2003 Taquarituba/CXT
11 Ester Rebeca Filipini 26/03/1989 Taquarituba/CXT
12 Anna Paula Alves Miranda 05/08/2008 Taquarituba/CXT
13 Eduardo Alves Miranda 01/07/1996 Taquarituba/CXT
14 José Arildo Gobbo Junior 07/02/1988 Taquarituba/CXT
15 Luan Barreto de Oliveira 16/01/2001 Taquarituba/CXT
16 Paulo Renato Blanco 09/07/1983 Taquarituba/CXT
17 Marcio Makiyama Mello  13/02/1989 Taquarituba/CXT
18 Rafael de Almeida Prado 19/12/1988 Taquarituba/CXT
19 Ítalo J. E. de Carvalho  Ohno  03/06/2010 Avaré
20 JOSÉ REITOR RIZZARDI 23/07/1956 Xadrez Avareense
21 Rodrigo Suman Lopes Gonzalez 17/04/1983 Ourinhos
22 Guilherme Andrew Gonçalves da Silva 10/08/1991 Ourinhos 
23 Kildare Aparecido Piassi 04/10/1980 Bauru
24 Letícia Manzatto 09/03/2006 São Manuel
25 Diego Luiz Alves Fortunato 06/07/1992  São Manuel
26 Guilherme Anceli Graciano 24/02/2008  São Manuel
27 Guilherme Antonio Carvalho 27/03/1991  São Manuel
28 Caroline Fernanda da Silva Ribeiro 31/12/1999  São Manuel
29 Caiwan Gabriel Honorato da Silva 24/05/2004  São Manuel
30 Evandro José Coronado 12/10/1971 São Manuel
31 Luan Miguel Savariego Ferreira 05/05/2006 São Manuel
32 Lucius Matheus Savariego Ferreira 19/04/2002 São Manuel
33 Ângelo Luiz da Silva 28/01/1979 São Manuel

 

<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!