Clique nas imagnes e acesse nossos clubes virtuais nos principais portais de xadrez no mundo:

                           

Notícias

XADREZ AVAREENSE INICIA SUA PREPARAÇÃO PARA OS JOGOS REGIONAIS 2017

28/04/2017 10:02

Neste domingo, o Xadrez Avareense iniciou as preparações de sua equipe que representará Avaré nos Jogos Regionais 2017, que ocorrerão em Sorocaba entre os dia 05 e 15 de julho. Como marco inicial dos treinamentos, os enxadristas Junior Berna e Thiago Salotti realizaram um amistoso pensado no ritmo 60 minutos KO na Escola Matilde Vieira, uma revanche da vitória de Junior Berna no Campeonato Avareense Clássico 2016.

A preparação da equipe será coordenada pelo capitão da equipe, José Reitor Rizzardi, veterano enxadrista que já foi campeão dos Jogos Regionais e Abertos do Interior em anos anteriores e envolverá sessões de estudos temáticos, partidas entre os integrantes da equipe e estão sendo negociados dois amistosos contra a equipe da Associação Piracicabana de Xadrez.

Quanto à partida, Thiago Salotti foi à desforra contra Júnio Berna, vencendo-o após 58 lances e ela pode ser conferida na íntegra, com comentários de José Reitor, clicando AQUI

FUNDAÇÃO PADRE EMILIO IMOOS FOI A VENCEDORA DA VOTAÇÃO E RECEBERÁ AS DOAÇÕES DA III COPA AVARÉ DE XADREZ BLITZ.

24/04/2017 11:51

Mais de 5800 pessoas votaram na enquete promovida pelo Xadrez Avareense para que a população indique qual a instituição beneficente que será contemplada com as doações provenientes da II Copa Avaré Blitz de Xadrez a ser realizada no próximo domingo, dia 30/04, na Escola Matilde Vieira.

A princípio, a votação foi muito acirrada entre a Colônia Espírita Fraternidade e a Fundação Padre Emílio Imoos, ambas disputando a preferência voto a voto, mas nas últimas duas semanas a Fundação passou na frente e, de virada, venceu a enquete com relativa folga, com 53,5 % dos votos (3107 votos), enquanto a Colônia Espírita teve 40,1 % da votação (2329 votos) . As demais entidades que concorreram foram:  Creche dos Idosos Sra. Sant’Anna (111 votos, com 1,9% da votação), VANA (106 votos, com 1,8% da votação), Creche Santa Terezinha (48 votos, com 0,8% da votação), Asilo RAFA (46 votos, com 0,7% da votação), Lar São Vicente de Paulo (42 votos, com 0,7% da votação) e Lar São Nicolau (14 votos, com 0,2% da votação).

XADREZ AVAREENSE NA 52ª ETAPA DO CX EM PIRACICABA

20/04/2017 11:03

No último dia 09 de abril, o Xadrez Avareense se fez presente na 52ª Etapa do Circuito Solidário de Xadrez, evento tradicional no xadrez paulista, tendo sido disputado em 7 rodadas no ritmo de jogo de 16 minutos KO, na cidade de Piracicaba. O Xadrez Avareense foi representado pelos enxadristas Renato de Paula, Thiago Salotti, Lucas Sampaio e Fábio Agazzi.

Quando se fala no Circuito Solidário, é certeza de torneio com nível forte, com partidas de muito equilíbrio e oscilação de desempenho dos enxadristas e a etapa de Piracicaba não foi diferente apesar do campeão, Vinícius Saito, de Diadema, ter ganhado a coroa de forma isolada, com 6,5 pontos em sete partidas, fazendo valer a vantagem do empate na última rodada.  No entanto, quatro jogadores terminaram empatados com 6 pontos, três terminaram com 5,5 pontos e dez terminaram com 5 pontos, sendo que suas posições só foram decididas nos critérios de desempate, onde o histórico dos adversários que enfrentaram ao longo do torneio é levado em conta. É mais ou menos como o rodeio: o negócio é fazer show em cima de touro brabo pra você se dar bem.

Vamos aos avareenses: Renato de Paula teve o seu melhor desempenho no Circuito Solidário até aqui. Conquistou 4,5 pontos em 7 possíveis: sofreu uma derrota em um abandono precoce na 2ªrodada contra a WFM Regina Bonfim,  de Sorocaba, onde após uma análise pós-jogo foi constatado que havia espaço para muita luta e a outra derrota foi para o forte enxadrista Hector Fernandez, de Sumaré, perdido no tempo e com posição ganha no tabuleiro e um empate com sabor de derrota contra José Renato Pizzinatto, de Piracicaba, noutra partida que foi perdida no tempo com posição ganha. Resultado:  dividiu a 19ª posição com outros 11 enxadristas (27º nos critérios de desempate).

Thiago Salotti esteve às voltas com seu grande adversário: o tempo.  Um bom exemplo disso foi sua vitória na quarta rodada contra Wagner Brochado, de Mogi Guaçu: enquanto Thiago apenas tinha 30 segundos de reflexão, seu adversário ostentava oito minutos e meio de tempo para pensar. Uma diferença gritante demais. Apesar do começo ruim (1E, 2D nas três primeiras rodadas), Thiago se recuperou e terminou com 3,5 pontos, dividindo a 51ª posição com 14 enxadristas (63º nos critérios de desempate).

A revelação do Xadrez Avareense, Lucas Sampaio, mostrou evolução, tem jogado bem mas lances imprecisos em situações superiores acabam por fazer escapar a vitória e cair no empate, por segurança.  Conquistou 3 pontos e terminou dividindo a 64ª posição com 18 jogadores (67º nos critérios de desempate).

E Fábio Agazzi, nosso esforçado, voluntarioso e representante do mais puro amor ao xadrez, ganhou dois pontinhos (um por W.O), sempre seguindo em frente,  ficando na  88ª posição ao lado de outros 13 jogadores (101º nos critérios de desempate).

RANKINGS

Com esses resultados, Renato de Paula teve desempenho positivo somando mais 7 pontos ao seu rating, podendo superar a marca dos 2100 pontos, enquanto Thiago Salotti e Lucas Sampaio estreias no ranking do CSX com 2088 e 2066 pontos, respectivamente e Fábio Agazzi perdeu 25 pontos no ranking.

Mais detalhes, classificação, fotos podem ser vistos no site oficial do circuito: www.csxadrez.com

A equipe do Xadrez Avareense se deslocou para Piracicaba com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, a quem agradecemos.

 

COMUNICADO DO XADREZ AVAREENSE

10/04/2017 10:22

Foi com tristeza que recebemos o Comunicado do Clube de Xadrez de Taquarituba, feito por meio de áudio postado pelo companheiro Gobbo, no grupo de Whatsapp Xadrez Avareense e Região, dando conta da decisão de não participar da III Copa Blitz.

Tristeza maior nos causou o motivo por eles alegado, qual seja, uma possível discriminação em relação aos enxadristas menores de 14 anos.

Antes de adentrarmos ao mérito da questão, é indispensável que façamos um breve relato de nossa história.

Até o ano 2000, o Xadrez Avareense gozava de um considerável prestígio na nossa sociedade. Dispúnhamos de uma Sala, estrategicamente localizada em frente à Matriz, onde praticávamos nosso esporte, disputávamos matches contra cidades vizinhas, realizávamos campeonatos Municipais e, principalmente, ministrávamos aulas para iniciantes, a maioria em idade escolar.

Inexplicavelmente, depois de conquistarmos o ultimo Jogos Regional do Milênio, em Jau, o indispensável apoio foi sendo retirado pouco a pouco, chegando, inclusive, ao total esfacelamento da nossa tradicional equipe.

Há alguns anos atrás, graças aos esforços de uns abnegados, que não preciso nomear, o xadrez avareense vem tentando ressurgir das cinzas.

Hoje sequer dispomos de um lugar adequado para prática do xadrez, e os eventos acontecem graças a dedicação pessoal de alguns membros, e apoio pontual de alguns parceiros, que deixarei de mencionar para não cometer injustiças.

Desde sua primeira edição, por limitações estruturais, físicas, financeiras e humanas, a Copa Blitz limitou o acesso a participante com idade igual ou superior a 14 anos, porém, sem nenhum motivo preconceituoso ou discriminatório.

As limitações acima indicadas impõem algum tipo de restrição e, seja qual for a adotada, certamente alguém se sentira “prejudicado”, inclusive na sugerida pelo CXT.

A participação de menores de 14 anos, com certeza, exigiria uma maior cautela por parte da organização, que não dispõe de elemento humano para administrar. Todos sabem a responsabilidade em relação a menores.

Em nossa história, temos orgulho de ter realizado o maior evento de xadrez escolar da Região, em 03/12/2000. O I Torneio Sonata de Xadrez Escolar contou com aproximadamente 250 crianças. O patrocínio da Sonata Brinquedos foi fundamental, além dos troféus e brindes, ela custeou o aluguel da Sede Social do Centro Avareense. Na organização pudemos contar com a ajuda de vários jogadores da equipe e outros voluntários como membros da Inspetoria de Ensino, por exemplo.

Estamos lutando para recuperar o prestígio e poder reeditar eventos desta grandeza, porém, para menores, a realidade atual nos limita aos eventos previstos a partir de junho, conforme calendário publicado em nosso site, sendo que o torneio de rápidas poderá ser aberto aos enxadristas da Região.

Por mais que todos saibam de nossa limitação, qualquer deslize na organização poderá trazer consequências danosas ao nosso projeto de recuperação do prestígio.

Respeitamos a decisão do CXT, mas a lamentamos profundamente.  Atitudes como essa, com toda certeza, se não prejudica nossos objetivos, benefícios nenhum nos trará.

Esperamos que esta sucinta explicação ponha fim a polêmica, contudo, e desde já, nos colocamos à inteira disposição para maiores esclarecimentos, caso se faça necessário.

Contamos com a compreensão e participação de toda Região neste e nos próximos eventos.

Pedimos desculpas por eventuais transtornos, mas, com os pés no chão, é o que podemos oferecer no momento.

A título de exemplo, divulgaremos no site algumas fotos dos tempos áureos que esperamos retornem em breve.

 

 

 

 

 

 

CONVOCAÇÃO URGENTE

07/04/2017 14:46

CONVOCACAO URGENTE

O presidente do Xadrez Avareense, no uso de suas atribuições, vem a publico CONVOCAR os enxadristas membros do Xadrez Avareense para REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA a ser realizada na sala de xadrez situada no Ginásio Kim Negrão, para tratar de assuntos relativos à III Copa Avaré de Xadrez Blitz.

Por esta publicação e divulgação nas redes sociais, nos termos do Código de Ética, ficam os membros do Xadrez Avareense devidamente cientificados.

 

A PRESIDENCIA 

LISTAGEM OFICIAL DE RATING DO XADREZ AVAREENSE - ABRIL/2017

05/04/2017 10:37

Segue abaixo a listagem oficial do rating do Xadrez Avareense, atualizado com a 2ª Etapa da Copa Capivara:

 

Class.  Nome Pensado Rápido Blitz
1 Márcio Sanches 1815   1856
2 Roberto Berna Junior 1810   1841
3 Fernando José Pardo 1810   1836
4 Silvério Alves de Oliveira 1805   1841
5 Renato de Paula 1805   1815
6 Thiago Maida Salotti 1805   1753
7 Paulo Renato Blanco 1805    
8 Vinicius Berna 1790   1776
9 Lucas Sampaio da Rocha 1790   1769
10 Antonio Joao Santiago Filho 1790    
11 Fábio Luiz Agazzi 1790    
12 André Eduardo Lobo de Paula 1785    
13 José Reitor Rizzardi     1820
14 Diego Santana Gicus     1801
15 Lucas Negrão Carvalho     1781
16 Renato Aparecido de Souza     1760
17 Antônio Genez Parise     1750

 

ATA DA 4ª REUNIÃO DOS MEMBROS DO XADREZ AVAREENSE

03/04/2017 09:38

ATA DA 4ª REUNIÃO DOS MEMBROS DO XADREZ AVAREENSE

 

 

 

        Às 19h20min do dia 31 de março de 2017, na sala de xadrez situada no Ginásio de Esportes Kim Negrão, nesta cidade de Avaré-SP, em atendimento à convocação realizada pela Presidência do Xadrez Avareense através do site oficial, estão presentes os enxadristas Fernando Pardo, Lucas Sampaio, Thiago Salotti, Jose Reitor (compareceu às 19h30), Silvério Alves (compareceu às 20h) e este presidente que redige esta ata, a fim de discutir a respeito dos itens suscitados pela presidência na Convocação. A seguir, por este presidente foi dado início aos trabalhos, tendo colocado em discussão os seguintes temas, abordados a seguir:

 

1.    Questão das aulas e formação de novos jogadores: Todos chegaram a um consenso sobre a necessidade de uma parceria com a Secretaria de Esportes no sentido desse órgão centralizar as inscrições dos interessados em aprender xadrez. Também houve consenso de que as aulas seriam ministradas aos domingos, na Escola Matilde Vieira, com duração de uma hora, por meio de revezamento entre os enxadristas, observando-se uma escala a ser elaborada pela presidência. Ficou decidido por fim que a aula inaugural se dará no 1º domingo de maio.

2.    Pagina de Downloads do site: Houve manifestação unânime em tirar do ar a disponibilidade dos livros, pois a pagina não atingiu o fim esperado. Os materiais virtuais serão solicitados através de pedido de compartilhamento.

3.    Equipe dos Jogos Regionais: Foram definidos os jogadores que defenderão a cidade de Avaré nos Jogos Regionais, porém, por questões estratégicas a escalação não será divulgada. A preparação da equipe será coordenada pelo enxadrista Reitor, eleito por aclamação pelos presentes, o qual deixou claro que os treinamentos e estudos deverão começar desde já, ante a força das equipes que enfrentaremos.

4.    Questão da Copa Amizade: Todos concordaram a respeito da importância da Copa Amizade se tornar um IRT. O presidente explanou um demonstrativo de custos do árbitro Moises Correa, que arbitrou o torneio IRT Marathon em Bauru. Os demais enxadristas sugeriram que se fizessem tratativas com o presidente da LRX, Eric Piassi sobre o assunto, visto ter se qualificado como árbitro, o que pode facilitar a oficialização da Copa Amizade. A sugestão foi acatada pelo presidente.

5.    Materiais fornecidos pela Prefeitura: Foi acordado que os materiais fornecidos por empréstimo pela Prefeitura serão utilizados somente em ultimo caso, para crianças em torneios, por exemplo. Os enxadristas adultos terão que adquirir seus materiais.

6.    Finanças: Todos os enxadristas concordaram em pagar o valor de 10 reais mensais a titulo de contribuição para a manutenção das atividades do Xadrez Avareense. O recolhimento das contribuições, elaboração dos balancetes e guarda do numerário será de responsabilidade do enxadrista Silvério, escolhido por aclamação, o qual aceitou o encargo. O dinheiro será usado para pagamento de despesas de deslocamento de jogadores para torneios, quando a prefeitura não fornecer o transporte ou para demais despesas que surgirem para a realização dos trabalhos do Xadrez Avareense. Os contribuintes que estiverem em dia serão contemplados com isenção de taxas de inscrição em torneios promovidos pelo Xadrez Avareense e não precisarão contribuir com as despesas de deslocamento para torneios. Posteriormente haverá regulamentação mais detalhada sobre essa matéria.

 

        Encerrada a reunião, com o consenso geral sobre todas as matérias suscitadas, o presidente deu por satisfeitas todas as dúvidas lançadas e agradeceu o empenho e colaboração de todos os presentes, dando por encerrados os trabalhos às 20h55min. Nada mais.

 

Avaré, 31 de março de 2017.

 

 

CONVOCAÇÃO PARA REUNIÃO

28/03/2017 09:31

CONVOCAÇÃO

 

O presidente do Xadrez Avareense, no uso de suas atribuições, vem a público CONVOCAR os enxadristas membros do Xadrez Avareense para reunião a ser realizada na sala de xadrez situada no Ginásio Kim Negrão para discussao dos seguintes temas:

  1. Planos de aulas de xadrez para iniciantes e formação de novos jogadores: como, quando, quem dará as aulas; material a ser empregado, etc.

  2. Material virtual do Xadrez Avareense: pagina de downloads. Layout da pagina na internet

  3. Jogos Regionais: formação da equipe que ira representar a cidade

  4. Copa Amizade: discussão sobre os custos e organização do evento e viabilidade de se tornar um IRT (valendo rating FIDE).

  5. Política de uso do material cedido pela Prefeitura para nosso uso, assim como o material de propriedade do Xadrez Avareense.

  6. Discussão sobre arrecadação de fundos para despesas para eventos do Xadrez Avareense e como obter patrocínio.

A reunião terá início as 19 horas do dia 31 de março de 2017, realizando-se a primeira chamada, devendo haver o quorum mínimo de 4 pessoas. Caso não seja atingido esse patamar, haverá segunda chamada as 19h15, ocasião em que a reunião se dará independente do número de presentes.

Por esta publicação e divulgação nas redes sociais, nos termos do Código de Ética, ficam os membros do Xadrez Avareense devidamente cientificados.

 

A PRESIDENCIA

 

 

2ª ETAPA DA COPA CAPIVARA

27/03/2017 09:34

E neste domingo tivemos a 2ª etapa da Copa Capivara, contando com a presença de 10 enxadristas que mediram forças mais uma vez num torneio todos-contra-todos. E Márcio Sanches desta vez não confirmou seu favoritismo e foi batido pelo argentino Fernando Pardo, que faturou a etapa e tomou o troféu das mãos de Márcio, tendo somente amargado uma derrota, ficando com 8 pontos em 9 possíveis.

O torneio ficou marcado pela ausência do forte candidato ao título, José Reitor, que alegou problemas de horário. Em contrapartida, o forte jogador Diego GIcus, de férias na cidade, participou da etapa, mesmo que seu desempenho não contabilizasse pontos na classificação geral e não concorra ao título e ficou na 6ª posição, com 4,5 pontos  

Lucas Sampaio não repetiu o bom desempenho que teve no torneio de Taquarituba e ficou somente na sétima colocação, com apenas 2,5 pontos.

Com esses resultados, Márcio Sanches mesmo não tendo vencido a etapa  ainda assim mantém a liderança isolada com 18 pontos na classificação geral, seguido de Silvério Alves, com 13 pontos.

Nesse mesmo dia, o enxadrista Fernando Pardo doou jogos de peças para o Xadrez Avareense e recebeu o agradecimento de todos os seus pares.

O próximo torneio do Xadrez Avareense será a Copa Avaré de Xadrez Blitz no dia 30 de abril,  na Escola Matilde Vieira, torneio aberto a todos os enxadristas e válido pela Liga Regional de Xadrez. 

Classificação geral, variações do rating, tabela cruzada com todos os resultados e classificação da etapa podem ser conferidos clicando AQUI

 

 

 

MUDANÇA DE REGRAS DA COPA CAPIVARA

20/03/2017 11:29

CONSIDERANDO as questões trazidas nas últimas discussões envolvendo o ingresso do jogador Diego Gicus na 2ª Etapa da Copa Capivara nas redes sociais e o posicionamento dos demais jogadores;

CONSIDERANDO também a questão envolvendo o ingresso do jogador Fernando Pardo, membro e incentivador do Xadrez Avareense;

CONSIDERANDO o disposto no artigo 2º do Código de Ética

 

O ORGANIZADOR DA COPA CAPIVARA RESOLVE PROMOVER AS SEGUINTES ALTERAÇÕES NO REGULAMENTO:

  1. Onde se lê: PARTICIPAÇÃO:  A Copa Capivara é aberta para todos os enxadristas residentes em Avaré. Leia-se:  PARTICIPAÇÃO:  A Copa Capivara é aberta para todos os enxadristas residentes em Avaré e membros do Xadrez Avareense. Entende-se por membro o enxadrista que participa de modo ativo nas reuniões e deliberações do Xadrez Avareense, bem como trabalha para aprimoramento de sua administração, construindo um vínculo com a entidade.
  2. Fica acrescentado o seguinte item: 

            PARTICIPAÇÃO SIMBÓLICA:  O enxadrista que não atender aos requisitos de participação e estiver interessado em disputar uma ou mais etapas poderá jogar, no entanto a ele não serão fornecidos os pontos que ele terá direito acaso ele estar classificado na zona de pontuação, bem assim, caso ele seja o campeão da etapa não poderá ter a posse do troféu.. Caso isso ocorra, o competidor que estiver na sua posição imediatamente inferior será contemplado com a pontuação relativa à sua posição e as posições subsequentes serão contempladas com a pontuação relativa às posições que subirem. Ex.: Jogador A ficou na terceira posição, mas sua participação é SIMBÓLICA: neste caso, ele não receberá nenhum ponto. O quarto colocado receberá os pontos do terceiro colocado, o quinto colocado receberá os pontos do quarto colocado e assim sucessivamente.  Fica desde já esclarecido que seu desempenho será registrado no site e ele será fotografado com o Troféu Capivara caso ele seja campeão.

 

A ORGANIZAÇÃO

 

 

AVISO AOS NAVEGANTES

17/03/2017 09:14

Nosso site está se aproximando do limite de tráfego dado pelo nosso host. Assim, afim de assegurar que permaneçamos no ar até o fim do mês nós desativamos os links da sessão "Downloads".

Informamos que para arrecadação de dinheiro para bancar as custas de manutenção de nossa entidade e do site, estaremos estudando medidas que visam a cobrar por downloads dos livros em PDF armazenados em nossos bancos de dados.

Os membros do Xadrez Avareense e enxadristas avareenses que frequentam nossas salas e participam de nossas atividades ficarão isentos de quaisquer taxas.

Sem mais

A PRESIDÊNCIA

CAMPEONATO DE XADREZ RÁPIDO EM TAQUARITUBA: XADREZ AVAREENSE DÁ SHOW

13/03/2017 13:07

Neste sábado (11/03), o Clube de Xadrez de Taquarituba promoveu o Campeonato CXT de Xadrez Rápido para movimentar os enxadristas da cidade e região.

Um total de 24 enxadristas das cidades de Taquarituba, Avaré e Itaporanga disputaram o torneio em partidas de 15 minutos de reflexão para cada jogador, em  sete rodadas pelo sistema suíço.

E o Xadrez Avareense fez bonito: o novato Lucas Sampaio, jogando um xadrez primordial, aliado à tenacidade e um pouco de sorte, levou a taça totalizando 6,5 pontos em 7 possíveis, tendo vencido inclusive o melhor jogador de Taquarituba, José Gobbo. Silvério Alves faz  a dobradinha avareense com 5,5 pontos e termina em segundo. Thiago Salotti, também de Avaré, completa o pódio na categoria absoluto, com 5 pontos, ficando em quarto na classificação geral. Na quarta colocação no absoluto, quinta na classificação geral ficou o avareense Renato de Paula, com 4,5 pontos. Fábio Agazzi terminou na 17ª colocação, com 3 pontos.

Os resultados demonstram o nível técnico alcançado pelos jogadores do Xadrez Avareense e que temos condições de enfrentar desafios maiores posteriormente.

LISTAGEM OFICIAL DE RATING - MARÇO/2017

06/03/2017 09:20
LISTAGEM OFICIAL RATING XADREZ AVAREENSE
         
Class.  Nome Pensado Rápido Blitz
1 Márcio Sanches 1815   1835
2 Roberto Berna Junior 1810   1830
3 Fernando José Pardo 1810    
4 Silvério Alves de Oliveira 1805   1830
5 Renato de Paula 1805   1810
6 Thiago Maida Salotti 1805   1785
7 Paulo Renato Blanco 1805    
8 Vinicius Berna 1790   1800
9 Lucas Sampaio da Rocha 1790   1780
10 Antonio Joao Santiago Filho 1790    
11 Fábio Luiz Agazzi 1790    
12 André Eduardo Lobo de Paula 1785    
13 José Reitor Rizzardi     1820
14 Lucas Negrão Carvalho     1800
15 Renato Aparecido de Souza     1760
16 Antônio Genez Parise     1750

 

SOBRE A HISTÓRIA DE NOSSOS ANTECESSORES

01/03/2017 12:30

Na ocasião da 1ª Etapa da Copa Capivara e da premiação do Campeonato Avareense Clássico, o Sr. Antônio Genez Parise, enxadrista e benfeitor do xadrez em Avaré, doou ao Xadrez Avareense o livro de registro das atas do Departamento de Xadrez do Centro Avareense, contendo os registros das reuniões dos enxadristas para tratarem de assuntos de importância ao esporte na cidade. Referido documento cobre as ações dos enxadristas entre os anos de 1954 e 1973, quando os jogadores associados se desmembraram do Centro Avareense e migraram para o antigo Círculo Operário.

O trabalho de transcrição dos principais dados e resultados deu a entender uma ampla soberania dos enxadristas avareenses na região, tendo conquistado várias vezes a medalha de ouro nos Jogos Abertos da Alta Sorocabana (atuais Jogos Regionais), assim como várias vitórias em amistosos e a forma que se realizavam os torneios naquela época. 

Em breve estaremos divulgando detalhes das informações obtidas e no site teremos uma "Galeria dos Campeões Avareenses". Enquanto isso, veja algumas fotos tiradas do livro:

CÓDIGO DE ÉTICA

22/02/2017 09:59

Desde o dia 18/02/2017 entrou em vigor o nosso Código de Ética para regulamentar o comportamento de nossos enxadristas e proporcionar o bom ambiente de convivência entre todos os frequentadores. Todos os enxadristas avareenses ou que estiverem ligados ao Xadrez Avareense deverão observar essas normas. Clique AQUI para ler o Código.

Diante do novo regramento, todas as punições anteriores foram anistiadas por terem sido dadas sem regulamentação.

I ETAPA DA COPA CAPIVARA, PREMIAÇÃO DO CAMPEONATO AVAREENSE CLÁSSICO E DOAÇÃO MARCAM O DOMINGO NO XADREZ AVAREENSE

20/02/2017 13:20

Neste último domingo, dia 20/02, deu início a maratona de 10 etapas da Copa Capivara, onde enxadristas avareenses medem forças no ano todo para consagrar o melhor jogador avareense na modalidade blitz.

Onze enxadristas, dentre os melhores de Avaré, se enfrentaram num torneio no sistema Round-Robin (todos-contra-todos) em partidas com tempo de 5 minutos de reflexão para cada jogador. E a pressão do tempo acaba tornando os jogos ainda mais tensos.

O torneio também foi marcado pela presença ilustre do Sr. Antônio Genez Parise, que nos seus 99 anos, foi o mais velho enxadrista da história de Avaré a disputar um torneio oficial. Antes do começo da etapa, Parise fez uma doação de elevado valor histórico ao Esporte Avareense: o livro-ata das reuniões do Departamento de Xadrez do Centro Avareense, contendo registros de torneios e atividades enxadrísticas de Avaré entre 1954 e 1973.

Franco favorito ao título, Márcio Sanches não deixou por menos e tomou posse do Troféu Capivara, mas mesmo assim, o título só foi decidido na última rodada.

Silvério Alves tem-se mostrado cada vez mais afiado no blitz e por muito pouco não consegue puxar a cadeira de Márcio, só não tendo conseguido esse feito por ter empatado contra Renato de Paula na última rodada.

Abaixo segue a classificação final:

Copa Capivara - Etapa 1 - Rodada 11

Classificação

Place Name                       Feder Rtg Loc  Score Berg. Wins
 
  1   Sanches, Márcio                      1800 8.5   35.50    8
 2-3  Oliveira, Silvério Alves             1800 8     32.75    7
      Berna Junior, Roberto                1800 8     30.50    8
  4   Rizzardi, José Reitor                1800 7     29.00    7
  5   de Paula, Renato                     1800 6     21.75    5
 6-7  Carvalho, Lucas Negrão               1800 5     16.50    5
      Berna, Vinicius                      1800 5     13.50    5
  8   Salotti, Thiago Maida                1800 3.5    7.00    3
  9   da Rocha, Lucas Sampaio              1800 3      6.00    3
 10   de Souza, Renato Aparecido           1800 1      0.00    1
 11   Parise, Antônio Genez                1800 0      0.00    0

 

Tabela Cruzada

 

No

Name

Feder

Rtg

#1

#2

#3

#4

#5

#6

#7

#8

#9

#10

#11

1.

Berna, Vinicius

 

 

*

L

L

W

W

W

L

W

L

W

L

2.

Berna Junior, Roberto

 

 

W

*

W

W

W

W

L

W

W

W

L

3.

Carvalho, Lucas Negrão

 

 

W

L

*

L

L

W

L

W

W

W

L

4.

da Rocha, Lucas Sampaio

 

 

L

L

W

*

L

W

L

W

L

L

L

5.

de Paula, Renato

 

 

L

L

W

W

*

W

D

W

W

D

L

6.

de Souza, Renato Aparecido

 

 

L

L

L

L

L

*

L

W

L

L

L

7.

Oliveira, Silvério Alves

 

 

W

W

W

W

D

W

*

W

L

W

D

8.

Parise, Antônio Genez

 

 

L

L

L

L

L

L

L

*

L

L

L

9.

Rizzardi, José Reitor

 

 

W

L

L

W

L

W

W

W

*

W

W

10.

Salotti, Thiago Maida

 

 

L

L

L

W

D

W

L

W

L

*

L

11.

Sanches, Márcio

 

 

W

W

W

W

W

W

D

W

L

W

*

 

 

Com isso, a Classificação Geral da Copa Capivara está assim:

 

Etapa

19/fev

26/mar

30/04 - 3ª Copa Avaré Blitz

28/mai

25/jun

27/ago

24/set

13/out

26/nov

10/dez

Total

Nome

1

Marcio Sanches

10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10

2

Silvério Alves de Oliveira

8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8

3

Roberto Berna Junior

6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6

4

José Reitor Rizzardi

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5

5

Renato de Paula

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

6

Lucas Negrão de Oliveira

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

7

Vinicius Berna

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

8

Thiago Maida Salotti

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1

9

Lucas Sampaio da Rocha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0

10

Renato Aparecido de Souza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0

11

Antônio Genez Parise

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0

 

Logo após o torneio, foi realizada a cerimônia de premiação dos melhores colocados no Campeonato Avareense Clássico. Todos os contemplados estiveram presentes, com exceção de Paulo Blanco e Fernando Pardo, que se encontravam fora de Avaré.

A próxima etapa da Copa Capivara será no dia 26 de março às 13h30min na Escola Matilde Vieira

Confiram as fotos de todo o evento, tiradas pelo nosso amigo Marcelo Castro, o Sabuguinho:

   

 

REGULAMENTO DA COPA CAPIVARA

02/02/2017 16:50

 

PARTICIPAÇÃO:  A Copa Capivara é aberta para todos os enxadristas residentes em Avaré. 

INSCRIÇÃO: As inscrições serão feitas nas horas e locais de cada etapa. Não há taxa para pagar.

FORMATO: Serão 10 etapas a serem disputadas conforme cronograma abaixo:

 

ETAPA

DATA

19/02

26/03

30/04

28/05

25/06

27/08

24/09

13/10

26/11

Final

10/12

 

 

 Cada etapa será um torneio de xadrez relâmpago (blitz) no ritmo de 05 minutos de reflexão e os jogadores receberão uma pontuação de acordo com a colocação, conforme tabela abaixo:

 

COLOCAÇÃO

Pts.

   

Campeão

10

Vice

8

3º Colocado

6

4º Colocado

5

5º Colocado

4

6º Colocado

3

7º Colocado

2

8º Colocado

1

 

 

A 3ª etapa será a 3ª Copa Avaré de Xadrez Blitz, que valerá o dobro de pontos que serão dados apenas os enxadristas avareenses. O campeão da etapa receberá um troféu especialmente confeccionado para esse fim, ficará com sua posse até a etapa seguinte, quando será novamente colocado em jogo e passará ao campeão da etapa seguinte e assim a posse será transferida sucessivamente. O troféu não terá posse definitiva. Ao término das 10 etapas, o jogador avareense que acumular o maior número de pontos será considerado o Campeão Avareense Blitz de 2017. Em caso de empate o critério de desempate será aquele que foi mais vezes campeão de etapa, e caso haja novo empate, será o que mais esteva na 2ª colocação e assim sucessivamente.

DAS ETAPAS:  Cada etapa será um torneio de xadrez blitz cujo sistema será decidido de acordo com o número de participantes da etapa, dentro dos seguintes critérios:

1.    De 01 a 08 participantes: Sistema Schuring (Todos contra Todos) em dois turnos (brancas e pretas);

2.    De 09 a 16 participantes: Sistema Schuring em um turno;

3.    Acima de 17 participantes: Sistema Suíço, em 09 rodadas.

Os critérios de pontuação da etapa serão:

1.    Milésimos (somente sistema suíço)

2.    Milésimos Medianos (somente sistema suíço)

3.    Sonnemborn-Berger (sistema suíço e Schuring)

4.    Escore Acumulado (Sistema Suíço e Schuring)

DA PREMIAÇÃO: O Troféu Capivara será dado ao campeão da respectiva etapa, conforme descrito acima. Ao Campeão, vice e terceiro colocado da Copa Capivara será fornecido um troféu de forma definitiva.

MATERIAL:  Na medida do possível, o Xadrez Avareense fornecerá o material de jogo, porém, solicita-se que o enxadrista leve relógio e jogos de peça em bom estado.

 

 

 

 

LISTAGEM DE RATING PENSADO E VARIAÇÕES - JANEIRO 2017

30/01/2017 09:33

A fim de estabelecer critérios objetivos para a medição de nível dos nossos enxadristas, no ano passado os membros do Xadrez Avareense decidiram pela adoção do sistema de rating, nos moldes do sistema adotado pela CBX, iniciando-se já no Campeonato Avareense Clássico.  Nunca foi adotado na história um sistema de ranqueamento que pudesse medir objetivamente a força dos jogadores locais.

Como regra, cada enxadrista que estrear em torneios oficiais iniciará com 1800 pontos, podendo variar para cima, ou para baixo, conforme seus desempenhos nos torneios. 

Assim que os eventos forem ocorrendo, iremos publicar as variações e a pontuação atualizada.

Abaixo seguem as variações e a pontuação atualizada, tendo em conta os desempenhos no Campeonato Avareense Clássico 2016:

Ratings (Local)

No  Name                         Feder Loc Id Loc  Score Exp. Chg*K  Rav Rprfm

1.  André Eduardo Lobo, de Paula              1800 0.0/3 1.50   -15 1800   801
2.  Antonio Joao Santiago, Filho              1800 1.0/4 2.00   -10 1800  1607
3.  Fernando Pardo,                           1800 3.5/5 2.50    10 1800  1949
4.  Junior, Berna                             1800 3.5/5 2.50    10 1800  1949
5.  Marcio, Sanches                           1800 4.0/5 2.50    15 1800  2040
6.  Paulo, Blanco                             1800 3.0/5 2.50     5 1800  1872
7.  Renato de, Paula                          1800 3.0/5 2.50     5 1800  1872
8.  Silvério Alves, de oliveira               1800 3.0/5 2.50     5 1800  1872
9.  Thiago Maida, Salotti                     1800 3.0/5 2.50     5 1800  1872
10. Vinicius, Berna                           1800 1.0/4 2.00   -10 1800  1607
11. Fabio Agazzi,                             1800 1.0/4 2.00   -10 1800  1607
12. Lucas Sampaio,                            1800 1.0/4 2.00   -10 1800  1607

Assim, segue abaixo a listagem oficial do rating do Xadrez Avareense:

Class.  Nome Pensado Rápido Blitz
1 Márcio Sanches 1815 1800 1800
2 Fernando José Pardo 1810 1800 1800
3 Roberto Berna Junior 1810 1800 1800
4 Paulo Renato Blanco 1805 1800 1800
5 Renato de Paula 1805 1800 1800
6 Silvério Alves de Oliveira 1805 1800 1800
7 Thiago Maida Salotti 1805 1800 1800
8 Antonio Joao Santiago Filho 1790 1800 1800
9 Vinicius Berna 1790 1800 1800
10 Fábio Luiz Agazzi 1790 1800 1800
11 Lucas Sampaio da Rocha 1790 1800 1800
12 André Eduardo Lobo de Paula 1785 1800 1800

 

XADREZ AVAREENSE: MILHARES DE VISITANTES PRESTIGIAM NOSSO TRABALHO

27/01/2017 18:44

Neste ano mais de 28.000 internautas visitaram nosso site, dando mais de 57.000 visualizações em nossas páginas e links, baixando nosso conteúdo e se informando sobre o que ocorre no xadrez em Avaré.

A você enxadrista, nosso muito obrigado pelo prestígio e audiência. Nosso alvo é você!

E aguardem: Este ano teremos mais ainda a oferecer...

Continuem com a gente e um forte abraço!

CÓDIGO DE ÉTICA E DISCIPLINA DO XADREZ AVAREENSE: TEXTO PROPOSTO PELA PRESIDÊNCIA

09/01/2017 16:54

Senhores enxadristas e membros do Xadrez Avareense:

Comunico a todos os enxadristas avareenses e membros do Xadrez Avareense que encontra-se nesta página o projeto de nosso Código de Ética e Disciplina para regular a conduta dos jogadores e frequentadores de nossa Organização. Ressaltamos que este é apenas um projeto e que a partir desta data estará sob apreciação dos demais membros para sugestões sobre seu texto e apresentação de emendas.

Por ser um texto extenso, ele está disponivel em formato Word, podendo ser baixado neste link: drive.google.com/file/d/0B5x1L3Fo0Ht-Y1FMXzdyVDA2SVk/view?usp=sharing

Informamos que o prazo máximo para apresentação de sugestões de alterações e emendas é o dia 12 de fevereiro de 2017.

Após este período, serão realizados os debates e votações das emendas propostas na reunião do dia 17 de fevereiro de 2017, no Centro Cultural, sendo todos os membros do Xadrez Avareense convocados, não havendo quorum minimo para votação. Caso não seja possivel o término dos trabalhos nesse dia, uma nova reunião será agendada para o término dos trabalhos e apreciação no texto final.

Para apresentação de sugestões e emendas, o interessado deverá encaminhar e-mail para o endereço xadrezavareense@gmail.com, digitando no campo "Assunto" o termo: "proposta de emenda ao projeto do Código de Ética", indicando no corpo da mensagem o texto que deseja que seja acrescentado ou a alteração que desejar.

Todas as decisões serão tomadas por maioria simples e todos os membros do Xadrez Avareense se dão por cientes por meio desta publicação.

Grato pela atenção

XADREZ AVAREENSE

<< 3 | 4 | 5 | 6 | 7 >>

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!