Clique nas imagens e acesse nossos clubes virtuais nos principais portais de xadrez no mundo:

                           

Notícias

XADREZ AVAREENSE CONQUISTA MEDALHA DE PRATA PELOS 60o. JOGOS REGIONAIS EM AVARE-SP

01/08/2016 09:25

Na foto, da esquerda para a direita estão Silvério Oliveira, Fábio Agazzi, Renato de Paula, Rogério Alves, Márcio Sanches, Fernando Pardo, o prefeito Poio Novaes e o capitão da equipe José Reitor RIzzardi

 

 

 

Nesta sexta-feira encerrou a competição de xadrez nos Jogos Regionais 2016, que se

realizaram em Avaré. A equipe composta pelos enxadristas Jose Reitor Rizzardi, Marcio

Sanches, Fernando Jose Pardo, Renato de Paula, Roberto Berna Junior, Silvério Alves de

Oliveira, Fabio Luiz Agazzi e Vinicius Berna, apos cinco rodadas terminou na segunda

colocação da 2ª Divisão do xadrez masculino, conseguindo a medalha de prata, com 15,5

pontos. A equipe campeã foi Itararé que terminou com 18 pontos e ganhou o ouro. A

medalha de bronze ficou com a cidade de Tatuí.

2ª COPA AMIZADE DE XADREZ RÁPIDO

19/07/2016 09:43

 

REGULAMENTO

Diretor/Organizador: Roberto Berna Júnior/ Renato de Paula

Árbitros: Roberto Berna Júnior

Realização: Xadrez Avareense/ Liga Regional de Xadrez

Apoio: IFSP- Instituto Federal de São Paulo/Secretaria Municipal do Esporte de Avaré-SP

Sistema: Suíço em 5 rodadas.

Cadência: 21' KO

Data28 de Agosto 2016 (Domingo)

Horário: 09h (recepção e conferência das inscrições)

Local: Campus IFSP, a Av. Professor Celso Ferreira da Silva, 1333, Jardim Europa – Avaré-SP

 

Finalidade do evento: 


·                     Ampliar a cultura enxadrística

·                     Estimular a prática em torneios

·                     Promover o intercâmbio entre os enxadristas

·                     Movimentação do ranking da Liga Regional

·                     Promover o lema GENS UNA SUMUS

 

Participação: Aberta a qualquer participante.

 

Inscrição:

 

·                     R$ 10,00 para todos os participantes, 

·                     Demais casos serão decididos pela diretoria técnica.

As inscrições deverão ser feitas no site www.xadrezavareense.com.br, ATÉ O DIA 26/08, devendo o participante preencher todos os campos do formulário e o pagamento será realizado no dia do evento.

 

Critérios de desempate:

1º - Buchholz sem corte (Código 37)

2º - Bucholz mediano

3º - Sonneborn-Berger (Código 52)

4º - Maior número de vitórias (Código 12)

Critérios de emparceiramento: Ranking da Liga Regional de Xadrez

 

Horários:

09:00h Recepção dos enxadristas e platéia.

09:30h Congresso Técnico e em seguida primeira rodada

Premiação logo após o fim da 5ª rodada.

Previsão para encerramento: 16:00h. 

 

Premiação:

1º Lugar – Troféu personalizado

2º lugar - Medalha personalizada

3º lugar – Medalha personalizada

Melhor Feminino - Troféu personalizado

2º Melhor Feminino - Medalha personalizada

3º Melhor Feminino - Medalha personalizada

 

Melhor Sub16 - Troféu personalizado

2º Melhor Sub16 - Medalha personalizada

3º Melhor Sub16 - Medalha personalizada

 

Melhor Sub14 - Troféu personalizado

2º Melhor Sub14 - Medalha personalizada

3º Melhor Sub14 - Medalha personalizada

 

Melhor Sub12 - Troféu personalizado

2º Melhor Sub12 - Medalha personalizada

3º Melhor Sub12 - Medalha personalizada

 

Apoio/Divulgaçãowww.xadrezavareense.com.br

 

DISPOSIÇÃO FINAL Serão aplicadas regras da FIDE e deste regulamento. Os casos omissos serão resolvidos pela direção da prova. Fica a cargo do jogador escolher a categoria na qual irá disputar, sendo vedado ao jogador disputar categoria de idade inferior à sua, bem como é vedada a acumulação de prêmios, cabendo àquele que for contemplado em mais de uma categoria optar pela categoria que quiser ser premiado. A inscrição neste torneio implica plena aceitação deste regulamento.

 

Regulamento Modalidade Xadrez usada em Jogos Regionais.

17/06/2016 18:29

XXXVIII – DA MODALIDADE DE XADREZ

 

 Artigo 240 – Poderão ser inscritos: a) Xadrez Feminino – até 08 (oito) enxadristas, com participação de até 04 (quatro) enxadristas por rodada. b) Xadrez Masculino – até 08 (oito) enxadristas, com participação de até 04 (quatro) enxadristas por rodada. Parágrafo Único – As equipes somente poderão iniciar qualquer MATCH quando possuírem o número de tabuleiros não inferior a 51% (cinquenta e um por cento) dos pontos em disputa. 

Artigo 241 – Será realizado Congresso Específico obrigatório da modalidade e este versará sobre a escalação das equipes, emparceiramento e demais detalhes que forem necessários. Parágrafo Único – O município que não comparecer ao Congresso Específico até o início do emparceiramento estará automaticamente eliminado da competição.

  

Artigo 242 – No Congresso Específico o responsável pela equipe deverá confirmar e indicar a ordem de seus tabuleiros. Não o fazendo, ficará a cargo de a direção tomar por base a ordem entregue quando da inscrição, ou seja, pela Relação Nominal. 

Artigo 243 – A numeração inicial das equipes para efeito de emparceiramento será calculada pelos ratings médios dos 04 (quatro) maiores ratings dos atletas inscritos na relação nominal, tanto do Xadrez Feminino como do Xadrez Masculino, devendo-se apurar primeiramente o rating FIDE, mesmo que este venha a ser menor que os demais, em segundo o rating FPX e por último será atribuído aos jogadores sem rating um provisório de 1.600 pontos, ignorando-se ratings inferiores a esse patamar. Parágrafo Primeiro: Caso uma equipe possua 04 (quatro) ou mais jogadores com rating FIDE, seu rating médio será atribuído pela divisão dos 04 (quatro) maiores, não sendo preciso apurar nenhum outro rating. Parágrafo Segundo: No caso da equipe possuir 03 (três) jogadores com rating FIDE, deve-se procurar o maior rating FPX entre os demais relacionados e, no caso de ausência, deve ser estabelecido para qualquer dos jogadores entre os sem ratings um provisório de 1600. GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE. COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER Parágrafo Terceiro – Fica estabelecido o mesmo critério do parágrafo segundo para os casos das equipes possuírem 02 (dois), 01 (um) ou 0 (zero) jogadores com rating FIDE.

 Artigo 244 – Prevalecerá o sistema de substituição olímpica. Parágrafo Único – As equipes terão prazo de 15 (quinze) minutos antes de cada rodada para indicar os jogadores que estarão disputando as partidas referentes à mesma. O não cumprimento desta disposição obrigará a equipe a disputar a rodada com seus tabuleiros titulares, já confirmados ou ordenados no início da competição. 

Artigo 245 – A competição obedecerá as seguintes normas de emparceiramento: a) Sistema "SCHURING", quando o número de municípios participantes for até 08 (oito); b) sistema "SUÍÇO": quando o número de municípios participantes for superior a 08 (oito). Serão realizadas 05 (cinco) rodadas quando o número de municípios for de 09 (nove) a 12 (doze); 06 (seis) rodadas, com 13 (treze) e 14 (quatorze) e em 07 (sete) rodadas quando o número de municípios for acima de 14 (quatorze). Fica estabelecido que o emparceiramento será feito através de programa de emparceiramento eletrônico oficial aceito pela FIDE. Parágrafo Único: A primeira e segunda equipes com maiores ratings médios deverão se enfrentar somente na segunda metade do torneio; para tanto a equipe de maior rating médio deverá ser a primeira a ter seu número sorteado; na sequência, para a segunda equipe de maior rating médio, será sorteado um número que se enquadre na determinação acima. Para as demais equipes, segue-se o sorteio normal. 

Artigo 246 – O ritmo de jogo será de 1h30 (uma hora e trinta minutos) para cada jogador (Sistema Nocaute).

 Artigo 247 – As equipes que não forem emparceiradas em qualquer rodada receberão os mesmos pontos de um match que termine empatado (03 pontos); com exceção da primeira rodada, onde serão atribuídos 100% (cem por cento) dos pontos no Sistema Suíço.

 Artigo 248 – A pontuação para a modalidade de Xadrez, tanto para o sistema Schuring como para o Suíço, será a soma dos pontos individuais por tabuleiro acrescida da pontuação por equipe: a) Vitória: 03 (três) pontos; b) Empate: 01 (um) ponto; c) Derrota: 0,5 (meio) pontos; d) Ausência: 00 (zero) ponto. Parágrafo Primeiro: No Sistema Schuring serão obedecidos os seguintes critérios para desempate: a) pontos por equipe (03 – 01 – 0,5 – 00); b) confronto direto; c) Sonneborn-Berg por equipe; d) melhor pontuação no 1o tabuleiro; e) melhor pontuação no 2o tabuleiro; f) melhor pontuação no 3o tabuleiro; g) melhor pontuação no 4o tabuleiro; h) sorteio. Parágrafo Segundo: Os critérios de desempate para o Xadrez no Sistema Suíço serão os seguintes: a) pontos por equipe (03 – 01 – 0,5 – 00); b) escore acumulado dos pontos individuais de tabuleiro; c) milésimos totais menos o pior; d) milésimos totais; e) escore acumulado dos pontos por equipe; f) sorteio 

Artigo 249 – A tolerância será de 60 (sessenta) minutos em relação ao horário programado para início da rodada para se configurar o W.O. por equipe e de 60 (sessenta) minutos após o início efetivo da rodada para se configurar W.O. individual, com o relógio acionado.

 Artigo 250 – Após o encerramento de cada partida todos os jogadores disputantes ficam obrigados a entregar à mesa de controle as suas planilhas devidamente anotadas e assinadas. GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE. COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER 

Artigo 251 – Salvo o que dispõe o presente Regulamento, a competição obedecerá às regras da FIDE.

 Artigo 252 – Cada equipe será representada por um capitão (que deverá ser um dos jogadores da equipe, mesmo que não esteja escalado para jogar na rodada), que acompanhará seus respectivos jogadores, bem como notificará e será notificado de qualquer decisão em relação a sua equipe. Ao final do MATCH deverá verificar e assinar a súmula dos jogos junto à mesa de controle.

 Artigo 253 – Todos os participantes deverão portar peças e relógios necessários às partidas em disputa em cada MATCH. Parágrafo Único – Fica a critério da direção técnica da competição estabelecer se as peças, relógios e tabuleiros apresentados possuem ou não caráter oficial. XXXIX – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 

Artigo 254 – As competições dos Jogos Regionais serão regidas por este Regulamento assim como pelas Regras Oficiais.

 Artigo 255 – O Boletim (eletrônico ou impresso) expedido pelo Comitê Dirigente será o meio de comunicação oficial junto aos participantes, podendo, em casos excepcionais, serem expedidos comunicados.

 Artigo 256 – Os casos omissos deste Regulamento serão resolvidos pelo Coordenador de Esporte e Lazer ou seu representante.

 Artigo 257 – Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Para saber mais sobre outras modalidades clique abaixo:

Sistema Olímpico de Substituição

17/06/2016 18:13

Sistema Olímpico de Substituição - Como Aplicar

 
Muito se debate sobre o regulamento deste sistema usado em competições por equipes, normalmente de até seis tabuleiros, quatro titulares e dois suplentes. Neste, na Olimpíada da Turquia, tivemos quatro titulares e um suplente tanto para o masculino como feminino.
 
Pesquisei sobre o assunto e para surpresa, não temos nada escrito sobre o tema nas regulamentações oficiais. Nenhuma base. Nada que defina um procedimento. O que temos é uma regulamentação que se aplica por costume.
 
Para a explicação usaremos seis tabuleiros.
 
Exemplo 01.
Tab. 01 Jogador A 2700 Titular
Tab. 02 Jogador B 2650 Titular  
Tab. 03 Jogador C 2600 Titular
Tab. 04 Jogador D 2550 Titular    
            Jogador E 2500 Suplente
            Jogador F 2450 Suplente
 
Definidos os jogadores de cada equipe, verificamos no regulamento da competição qual a ordem de tabuleiros que poderemos distribuir nossos atletas. Seja por ordem de Rating FIDE ou CBX, do maior ao menor ou outra em que o Técnico ou Capitão possam, através de um planejamento, fazer uma escalação melhor contra a equipe que irá jogar a cada rodada. Para esta explicação usaremos a ordem de Rating FIDE do maior para o menor.
O Congresso Técnico é o momento em que o Capitão ou Responsável pela Equipe entrega a relação de jogadores que confirma a participação dos atletas no evento e esta relação e ordem não muda, a não ser que seja entregue uma substituição para uma determinada rodada.
Diferentes de outras competições, nos Jogos que são realizados pela Secretaria de Esportes de alguns estados podem ser inscritos um número bem maior de atletas, que acabam sendo “cortados” durante o CT.
Antes de prosseguirmos, algumas informações básicas:
a)       O sistema se baseia na possibilidade de substituição da equipe titular, tabuleiros 01 a 04, por um ou mais suplentes, tabuleiros 05 e 06.
b)       Se tivermos uma equipe inscrita com quatro tabuleiros, eles serão distribuídos do 1º. ao 4º. tabuleiro. Se tivermos três, serão colocados do 1º. ao 3º.  Exemplo 01.
c)       Com menos de três tabuleiros não se aceitam inscrições ou não pode se considerar uma equipe apta a participar do evento, já que somente poderá empatar os seus matches.  O que pode acontecer é que se inscreva uma equipe de até 6 ou menos e por algum problema acabe tendo uma diminuição da quantidade de atletas. Neste caso, com três ou quatro não haverá substituições possíveis.
d)       Quando não for necessário colocar um novo jogador substituindo um titular não será  entregue a escalação da equipe. Sem escalação, a equipe de arbitragem considera que a equipe titular jogará.
e)       Se em uma rodada entregamos uma substituição, para voltar à equipe principal, na próxima rodada, não será necessário entregar mais nada.
f)        Em algumas competições, a equipe de arbitragem confere a escalação e elimina os pontos dos jogadores que estão sentados fora de seu tabuleiro em desacordo com a lista de substituição.
 
g)       Na relação inicial entregue abaixo, do tab. 01 a 06 não pode haver um “buraco”. A falta do nome de um jogador.
Esta equipe está jogando com um jogador de menos e deve listar seus atletas na ordem sem deixar espaço em branco, portanto, terá apenas um suplente.
 
Exemplo 02. (veja exemplo 01.)
Tab. 01 Jogador A - Titular 
Tab. 02 Jogador ? - Titular 
Tab. 03 Jogador B - Titular 
Tab. 04 Jogador C - Titular  
             Jogador D - Suplente  
             Jogador F - Suplente
 
Possíveis substituições, rodada a rodada

Entrando o primeiro suplente no último tabuleiro
Tab. 01 Jogador A - Titular                Tab. 04 Jogador D – Titular (descansa)    
Tab. 02 Jogador B - Titular  
Tab. 03 Jogador C - Titular
Tab. 04 Jogador E - Suplente
 
Entrando o segundo suplente no último tabuleiro
Tab. 01 Jogador A - Titular                Tab. 04 Jogador D – Titular (descansa)    
Tab. 02 Jogador B - Titular  
Tab. 03 Jogador C - Titular
Tab. 04 Jogador F - Suplente
 
Substituindo os dois primeiros tabuleiros
Tab. 01 Jogador C - Titular                Tab. 01 Jogador A– Titular (descansa)
Tab. 02 Jogador D - Titular                Tab. 02 Jogador B - Titular (descansa)
Tab. 03 Jogador E - Suplente
Tab. 04 Jogador F - Suplente
 
Resumindo, sempre poderemos substituir um ou mais jogadores na mesma direção. Sempre subindo e nunca descendo.
Em nenhum momento da competição um jogador poderá jogar abaixo de seu tabuleiro original.
 
Nunca se esquecer de entregar a lista com a alteração à equipe de arbitragem em tempo hábil. Durante a Olimpíada, no dia de cada rodada, na parte da manhã, o capitão entrega uma lista se o(s) reserva(s) for escalado. A lista inicialmente fornecida no CT não muda a não ser com autorização do presidente da FIDE.
Em caso de ser entregue uma lista impossível de ser obedecida,exemplo 03.:
 
Exemplo 03.
Tab. 01 Jogador F - Suplente
Tab. 02 Jogador E - Suplente
Tab. 03 Jogador A - Titular
Tab. 04 Jogador B - Titular  
 
A equipe titular poderá entrar em campo.
Federações e clubes podem efetuar variações na regulamentação.
 
o texto acima foi retirado do site abaixo :

 

NOTA OFICIAL - ADIAMENTO DA 2ª COPA AMIZADE DE XADREZ

16/06/2016 09:06

O Xadrez Avareense vem informar que adia a realização da 2ª Copa Amizade de Xadrez, para data a ser posteriormente marcada, pelas seguintes razões: 

  • A data escolhida (03 de julho) estava muito próxima ao início dos Jogos Regionais da 7ª Região Esportiva, em Tupã (início em 05/07/2016), onde grande parte dos enxadristas iriam disputar essa importante competição. Dessa forma, por razões logísticas, a grande maioria dos jogadores que poderiam vir a disputar a Copa Amizade estaria impossibilitados em fazê-lo.
  • Com a informação de que Avaré sediará os Jogos Regionais da 8ª Região Esportiva, os organizadores da Copa Amizade em comum acordo decidiram que o melhor para o xadrez avareense seria concentrar nossos esforços na preparação da equipe para representar a cidade no certame. Dessa forma, não teriamos como focar as duas coisas ao mesmo tempo.
  • O Xadrez Avareense primou pela qualidade e organização de seus eventos. Assim, ante a questões logísticas e de tempo, constatamos que ante aos fatos, não haveria como produzir um evento de qualidade que seria de merecimento ao xadrez da região.

 

Ante ao acima exposto, o Xadrez Avareense optou pelo adiamento da realização da 2ª Copa Amizade em data a ser confirmada.

O Xadrez Avareense vem a público agradecer à imprensa em geral pela divulgação, ao apoio prestado pelo Conselho Municipal do Esporte, à Secretaria Municipal de Esportes e principalmente ao Instituto Federal de São Paulo, na pessoa do Diretor Prof. Sebastião Francelino da Cruz, e da Coordenadora Vanessa.

 

Partidas com visor em PGN

01/06/2016 09:05

Agora nosso site tem um visor em PGN. Confira no link: BASE DE DADOS DE PARTIDAS ON LINE DE RENATO DE PAULA

Taquarituba nos Jogos da Juventude 2016

22/05/2016 17:33

Neste último sábado, dia 21 de maio, em Ourinhos-SP, Taquarituba esteve mais uma vez representada por seus jovens enxadristas na fase regional dos Jogos da Juventude de 2016, onde participam atletas de até 19 anos.

 
Na primeira rodada, Taquarituba enfrentou a cidade de Ourinhos, sendo derrotada no masculino  pelo placar de 2,5 x 1,5 (duas derrotas, uma vitória e um empate), mas vencendo no feminino por 3 x 1.
 
A equipe taquaritubense feminina seguiu então para a final regional, quando foi derrotada pelas fortes jogadoras de Assis.
 
O segundo lugar na fase regional, à frente das cidades de Ourinhos e Marília, é de grande destaque, principalmente considerando a média de idade das enxadristas taquaritubenses, abaixo de 15 anos!
 
O Clube de Xadrez de Taquarituba orgulha-se do empenho de seus atletas e está certo de que a evolução do trabalho segue constante, em parceria com a Secretaria de Esportes.
 
 
Na foto abaixo os enxadristas:
 
João Vitor, Luiz Henrique Filgueira, Diego Gabriel, Marcio Mello, Henrique Massashi Makyama, Lauana Sofia, Maiara Miano, Luan Oliveira, José Gobbo, Nelly Fernandes, Ester Rebeca, Maiisa Viithoria Romão, Maria Vitória De Oliveira B.roto e Ana Clara   
                                   
O Texto acima foi copiado do grupo : Clube de Xadrez de Taquarituba.
para maiores informações acesse:
 
 

XADREZ AVAREENSE FIRMA PARCERIA COM O IFSP DE AVARÉ

17/05/2016 09:18
 

Na noite de ontem, firmamos mais uma parceria para o crescimento do xadrez em Avaré. Em reunião com a diretoria do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em Avaré, o Diretor Geral Sebastião Cruz e a Professora de Educação Física Vanessa Mota Andrade demonstraram interesse em apoiar nossas ações no âmbito do xadrez. Os enxadristas Junior Berna e Renato de Paula expuseram todo o trabalho realizado desde 2014 até agora e sobre todo o passado de conquistas e tradição do xadrez avareense até o declínio daas atividades e a retomada. Cientificados de nosso trabalho, os diretores do IF se dispuseram a fornecer as instalações e o aparelhamento do Instituto para a realização de nossos torneios, o que nos trouxe grande contentamento, visto tratar-se de excelente infraestrutura. Os dirigentes do IFSP expuseram que a escola possui uma equipe de xadrez que a representa nas competições entre os IFs de todo o Brasil. Dessa forma, o Xadrez Avareense se propôs a fornecer o apoio técnico necessário para a melhoria do desempenho dos alunos frente aos demais competidores e falamos sobre nossas reuniões periódicas e viagens aos torneios, convidando os jogadores do IFSP a integrarem nossa equipe. O Xadrez Avareense vem aqui agradecer, em nome de todos os enxadristas avareenses, aos dirigentes acima citados pela disposição e boa vontade em nos auxiliar na nossa missão.

OPEN COLÉGIO HOLUS DE XADREZ

16/05/2016 09:20

Foi realizado neste domingo o Open Colégio Holus de Xadrez na cidade de São Manuel-SP, que contou com importantes enxadristas da região, tendo inclusive a presença do Mestre Internacional Ivan Kuhlmann Nogueira, havendo grande presença de crianças no evento. Avaré esteve representada pelos jogadores Renato de Paula, Paulo Blanco e Vinícius Berna. Foram distribuídos mais de R$ 1000,00 em prêmios para os melhores colocados e os avareenses estiveram nas melhores posições: Renato conquistou a 6ª posição, enquanto Vinícius esteve na 7ª e Paulo Blanco na 9ª colocação, todos na categoria absoluto. O campeão geral do torneio foi Rodolfo Polônio, de Bariri, seguido de Ivan Nogueira, de São Paulo, na 2ª colocação e José Eduardo Moretto, de São Manuel, todos com 5 pontos, sendo o torneio decidido por meio dos critérios de desempate. Os jogadores avareenses mais uma vez se deslocaram para o São Manuel com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, que forneceu o transporte.

MAIS DE 1,2 GB DE LIVROS

11/05/2016 12:58

Mais uma novidade em nosso site: cliquem  aqui 

Livros de tudo quanto é jeito para todas as idades e níveis de jogadores!

Itens: 141 - 150 de 167
<< 13 | 14 | 15 | 16 | 17 >>

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!