EM BOA FASE, SILVÉRIO ALVES É CAMPEÃO DA SÉRIE E DA LIGA CIL

01/09/2020 11:29

As ligas de xadrez on-line tem ganhado maior evidência por conta da pandemia da COVID-19, mas elas sempre existiram no cenário enxadrístico após a popularização dos smartphones e dos aplicativos de mensagens instantâneas. Com a aproximação que essas ferramentas proporcionam, jogadores de todo o país passaram a se reunir e se organizar para realizar torneios com regularidade usando as plataformas de xadrez pela internet, preferencialmente pela plataforma Lichess.

Foi dentro desse contexto, que em 12/06/2016 surgiu a Liga Chess is Life (CIL).

O catarinense Wellington e o mineiro Gilson Lima resolveram organizar um torneio entre seus amigos na internet. Como essa proposta inicial, resolveram divulgar essa idéias em diversos grupos de xadrez na internet e com isso, recrutaram um bom número de pessoas com a grande adesão resolveram dividir os competidores em séries, num sistema de acesso e descenso. No começo foram 32 jogadores divididos em quatro séries, de A a D.

A divulgação não cessou e a liga foi se expandindo cada vez mais, sendo criada uma Copa no sistema mata-mata envolvendo os jogadores de todas a séries e torneios baseado na faixa de rating dos jogadores (a liga possui um sistema próprio de ranqueamento) e um torneio feminino.

Com a expansão, foi levado a cabo a idéia de criar um sistema similar ao da FIDE: titulação de jogadores, um ciclo fixo de torneios e a nomeação de um campeão geral da liga).

Em razão disso, a liga CIL conta com um sistema de torneios muito bem organizado. Na sua 14ª temporada, o jogador participa de um ciclo de torneios que, seguindo critérios puramente técnicos, classificam para o Torneio de Candidatos, cujo campeão tem o direito de desafiar o campeão geral da Liga CIL. Cada temporada tem duas partes: na primeira o jogador disputa um torneio em sua respectiva série e, caso tenha ficado entre os melhores na sua série na temporada anterior, disputará a Copa também; já na segunda parte tem os chamados “Unders”, onde os jogadores são agrupados em sua faixa de rating de disputam outro torneio e, em paralelo, há o Open, que é o torneio aberto onde todos podem participar, bem como o torneio feminino e dos Admins. Terminados esses torneios, os melhores disputam o torneio de candidatos e por fim, sai o desafiante que enfrentará o campeão geral num match de 12 partidas. O atual campeão geral da liga é o MN Mario Fiaes (MFcampeao).

Por essas razões, atualmente a Liga CIL é considerada a maior liga de xadrez on-line do Brasil em atividade, contando com mais de 150 jogadores ativos, dentre eles 4 Mns e um CM.

O Xadrez Avareense está presente nessa liga e o maior destaque nesta temporada até agora é Silvério Alves.

Confirmando sua boa fase, logo na temporada de estréia Silvério cravou incríveis 6,5 pontos em 7 possíveis na série E, que encerrou na semana passada. Mesmo assim, somente conseguiu firmar-se campeão na última rodada. Pressionado pela vitória no dia anterior de seu adversário direto, o goianiense George Stephenson, somente a vitória sobre o forte jogador Diego Silveira, de Itapetininga, garantiria o título.

Sem se fazer de rogado, Silvério partiu pra cima do adversário e deu uma aula de ataque, conforme se vê na partida abaixo:

Como campeão, Silvério conseguiu o acesso à série D da Liga CIL,  ganhou pontos no Grand Prix classificatório para o Torneio de Candidatos e conseguiu a titulação de Candidato a Mestre da Liga CIL (CMCIL).

A 14ª temporada da Liga CIL ainda está em andamento. Com o término das séries e da Copa, virão os torneios U2000, U1800 e U1600, o torneio feminino, o Open e o torneio dos admins. Contabilizados os resultados, virá o torneio de candidatos para definir o desafiante do campeão da liga, o MN Mario Fiaes.

Todas as informações sobre a série E da Liga CIL podem ser vistas no Chess-Results: chess-results.com/tnr533717.aspx?lan=10&art=1&flag=30&turdet=YES


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!