LIGA DE XADREZ DO VALE DO PARANAPANEMA

05/09/2021 10:39

LIGA DE XADREZ DO VALE DO PARANAPANEMA – REGULAMENTO GERAL
1. DA NATUREZA DA LIGA
1.1. A Liga consistirá a príncípio em competições de xadrez no formato on-line.
1.2. A liga englobará os enxadristas residentes e representantes das cidades da sub-região de Avaré, quais sejam: Avaré, Arandu, Cerqueira César, Águas de Santa Bárbara, Manduri, Óleo, Bernardino de Campos, Piraju, Sarutaiá, Timburi, Itaí, Paranapanema, Taquarituba, Fartura, Taguaí, Tejupá, Cel. Macedo, Itaporanga, Barão de Antonina e Riversul.
2. DAS TEMPORADAS
2.1. Cada temporada consiste na realização de três eventos, a serem realizados nessa ordem:
2.1.1. Torneio da Liga: Evento consistente em Torneios no formato pontos corridos, Sistema Suíço ou Schuring,  com divisões, havendo acesso e descenso entre elas.
2.1.2. Copa: Torneio de categoria única, aberto a todos os integrantes da liga, de sistema eliminatório.
2.1.3. Supercampeonato: Match entre o Campeão da série Elite e o campeão da Copa
3. DO TORNEIO DA LIGA:
3.1. SISTEMA: A primeira temporada consistirá num torneio aberto envolvendo 16 jogadores no formato do item 3.1.2. A partir da segunda temporada, será em duas séries, conforme itens 3.1.1 e 3.1.2. Se o número total de jogadores na Liga for inferior a 16, será disputado em apenas uma série:
3.1.1. SÉRIE ELITE: Oito Jogadores. Sistema Round-Robin ida e volta;
3.1.2. SÉRIE ABERTA: Sistema Suíço em 7 rodadas. Se o número de jogadores for inferior a oito, será adotado o mesmo sistema da série Elite
3.2. CADÊNCIA:  10min +5seg.
3.3. GERENCIAMENTO DO TORNEIO: Será usado o rating lichess rápido para a pré-classificação. O torneio será gerido pelo programa Swiss Perfect nas duas séries;
3.4. CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
3.4.1. SERIE ELITE:
3.4.1.1. Sonnenborn-Berger
3.4.1.2. Número de Vitórias
3.4.2. SÉRIE ABERTA:
3.4.2.1. Milésimos (Bucholz) Medianos
3.4.2.2. Milesimos Totais
3.4.2.3. Sonnenborn-Berger
3.4.2.4. Número de vitórias
4. PARTICIPAÇÃO:
4.1. SÉRIE ELITE: Serão os 8 melhores colocados do torneio da primeira temporada da Liga.
4.2.  SÉRIE ABERTA: Será composta pelos oito colocados restantes da primeira temporada e os demais que se increverem posteriormente.

5. DO ACESSO E DO DESCENSO:
5.1.  Ao fim de cada temporada, os dois piores colocados da série Elite serão rebaixados à série Aberta, e o campeão e vice desta serão promovidos à série Elite.
5.2. Havendo desistentes na série Elite, serão promovidos tantos jogadores quantos necessários para completarem os oito jogadores necessários para a série Elite.
6. DOS CONFRONTOS:
6.1. Será criado um grupo no whatsapp para cada match, que será composto pelo administrador e os dois jogadores

6.1.1. Todas as partidas deverão ser jogadas no modo "Valendo Pontos"

6.2. Prazos : os jogadores terão o prazo de 1 dia para marcarem suas partidas e 5 dias para realizarem seus confrontos. Importante: os prazos acima servirão de parâmetro. A organização informará a data e hora do término dos prazos, nos respectivos grupos.
6.3. Do agendamento:
6.3.1.  Os jogadores, dentro do prazo, deverão entrar em acordo sobre a data e hora das partidas, respeitados os prazos determinados.
6.3.2.  As proposições de horário deverão ser líquidas e certas, não sendo aceitos termos genéricos como “segunda à tarde” ou “quinta à noite”.
6.3.3.  Findo o prazo de marcação, se somente um jogador propuser horário e o adversário permanecer inerte, valerá o horário proposto para efeitos de WO
6.3.4. Findo o prazo de marcação, sem acordo ou manifestação de ambos os jogadores, o administrador da mesa analisará o comportamento de ambos os jogadores e concederá a pontuação ao jogador que mostrar mais interesse no deslinde da questão, sendo a mesa imediatamente fechada. Em caso de inércia de ambos, a mesa será fechada e será dado 0 ponto para ambos os jogadores
6.3.5.  As tratativas de marcação deverão ser realizadas dentro do grupo criado. Marcações realizadas no privado não serão válidas
6.4. Da realização das partidas:
6.4.1.  Os confrontos deverão respeitar a cadência determinada no item 1.2. As partidas somente serão consideradas válidas após a postagem da PGN dos jogos no grupo do confronto
6.4.2. O prazo máximo de tolerância de atraso é de 5 minutos. Findo esse prazo, o jogador que estiver presente poderá pleitear vitória por W.O, mas deverá pleitear no grupo do confronto.
6.4.3. Recomenda-se que a primeira partida do confronto seja realizada por cor aleatória e a posterior seja de cores invertidas da primeira.
6.4.4. Em caso de queda de conexão de um dos jogadores, o adversário deverá permanecer no jogo até o termino do tempo do jogador que desconectou e o lichess declarará o resultado. A violação deste dispositivo implicará em 0 pontos para ambos os jogadores.
7. DA COPA:
7.1. FORMATO: ELIMINATÓRIA SIMPLES (MATA-MATA) – Ida e volta
7.2. CADÊNCIA: 10min +5seg. Se empatar o match: 3min + 2seg; depois 2min + 1seg; depois 1min + 1seg.
7.3. CHAVEAMENTO: Será usado o rating lichess rápido para a pré-classificação. Havendo empate no rating rápido, será adotado o Blitz e assim, sucessivamente. O torneio será gerido pelo portal challonge.com
7.4. CONFRONTOS: Serão adotados os regramentos do item 6 do presente regulamento
8. DA SUPERCOPA: A Supercopa consistirá num match de quatro partidas entre o campeão da série Elite da Liga e o campeão da Copa.
8.1. CADÊNCIA: 10min +5seg. Se empatar o match: 3min + 2seg; depois 2min + 1seg; depois 1min + 1seg.:
9. DISPOSIÇÕES FINAIS:
9.1. São proibidos:
9.1.1. Voltar lance.
9.1.2. Acréscimo de tempo ao adversário
9.1.3. Ofensas
9.1.4.  Uso de programa de computador (engine) ou de qualquer outro auxílio externo
9.1.5.  Retirar-se do jogo de forma deliberada, sem abandonar, em caso de situação de jogo perdido, para que obtenha vitória por meio de problemas de conexão do adversário.
9.1.6.  Demais ações que firam as regras do fair play do xadrez virtual.
9.2. Controle Antitrapaça:
9.2.1. O jogador que se sentir prejudicado deverá reportar à organização indicando sua suspeita e a partida em questão. Bem assim, deverá formular a denúncia ao portal lichess
9.2.2. A organização fará uma análise prévia e em caso de fundada suspeita aguardará o prazo de 72 horas, tempo usado pelo portal lichess para resposta sobre eventual trapaça.
9.3. Das punições:
9.3.1. Perda de ponto;
9.3.2. Exclusão de torneio;
9.3.3. Exclusão de temporada
9.3.4. Banimento da Liga
9.4. Do WO:
9.4.1. O participante que não comparecer a 2 partidas seguidas ou intercaladas no torneio, sem justificativa, será desclassificado do torneio.
9.4.2. Aquele que quiser se retirar do torneio deverá comunicar o administrador do torneio, para não ser emparceirado. O jogador que abandonar o torneio sem justificativa aceita pela organização do torneio, terá a punição de uma temporada fora dos torneios
9.5. DO NICK
9.5.1. O nick vincula o jogador e faz parte de sua identidade junto à Liga. Ele não poderá alterá-lo durante um torneio. Acaso ele opte por mudar de nick, sua evolução na Liga será descartada e ele será tratado como um novo jogador.
9.5.2. A violação ao dispositivo anterior implicará na exclusão do torneio.
9.6. Eventuais disposições omissas serão tratadas pontualmente pela organização.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!